A TEMÁTICA DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VEM SENDO DISCUTIDA EM DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE. NESTE ARTIGO, ANALISAMOS A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFS) NO PERÍODO DE 2014-2018. CONSTITUÍRAM-SE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) NO BRASIL E A EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, AUTORES COMO: SAVIANI (2007), MAZZOTTA (2011) E MANTOAN (2003, 2006). O ESTUDO É DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E BIBLIOGRÁFICO, DENOMINADO ESTADO DA ARTE. CONSULTAMOS O BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), BUSCANDO IDENTIFICAR EM CADA PRODUÇÃO: OBJETIVOS, REFERENCIAIS TEÓRICOS, PERCURSO METODOLÓGICO E PRINCIPAIS RESULTADOS. PARA A ANÁLISE DOS ESTUDOS, FOI UTILIZADA A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. LOCALIZAMOS QUINZE TRABALHOS, SENDO QUE APENAS TREZE FORAM LIDOS NA INTEGRA, POIS DOIS NÃO ESTAVAM DISPONÍVEIS. ESSES ESTUDOS FORAM ORGANIZADOS EM DUAS CATEGORIAS. NOS LIMITES DESTE TRABALHO, DISCUTIMOS A CATEGORIA “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AÇÕES INSTITUCIONAIS DE INSTITUTOS FEDERAIS”. OS RESULTADOS DAS PRODUÇÕES APONTARAM QUE OS IFS VÊM CAMINHANDO PARA QUE AS DIVERSIDADES SEJAM RESPEITADAS E RECONHECIDAS. PORÉM, APESAR DOS AVANÇOS, BARREIRAS PRECISAM SER ULTRAPASSADAS, COMO A FALTA DE ACESSIBILIDADE, AUSÊNCIA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA, RECURSOS HUMANOS, FORMAÇÃO CONTINUADA AOS DOCENTES, EQUIPE TÉCNICA, GESTORES. O ESTADO DA ARTE POSSIBILITOU PERCEBER A NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DE PESQUISAS DESENVOLVIDAS SOBRE A TEMÁTICA, SOBRETUDO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES.