ESTA PESQUISA TRATA SOBRE O BULLYING NO ENSINO MÉDIO, FAZ PARTE DO MESTRADO EM ENSINO DA UNIC/IFMT, É UM BRAÇO DO PROJETO GUARDA-CHUVA DO GRUPO DE PESQUISA EM HUMANIDADES E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA (GPHSC). O PROBLEMA DESTA PESQUISA É: COMO A FILOSOFIA CLÍNICA PODE AJUDAR NA RELAÇÃO ENTRE O DIAGNÓSTICO BULLYING (QUEM PRATICA OU SOFRE BULLYING) APLICANDO SUBMODOS COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA? O OBJETIVO É ESTABELECER AÇÕES DE INTERVENÇÃO POR MEIO DE SUBMODOS FILOSÓFICO-CLÍNICOS APLICADOS INDIVIDUALMENTE A SETE ESTUDANTES PARTICIPANTES DA PESQUISA. A NATUREZA DESTA PESQUISA É QUALITATIVA E O MÉTODO DE COMPREENSÃO DOS DADOS É A FENOMENOLOGIA COM A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA EM ORTEGA Y GASSET (1983) E A FILOSOFIA CLÍNICA DE PACKTER (1997). O MÉTODO CIENTÍFICO APLICADO É A PESQUISA-AÇÃO. NO DESENVOLVIMENTO DA APLICAÇÃO DE SUBMODOS PERCEBEU-SE QUE QUE AS QUESTÕES EXISTÊNCIAS DOS ESTUDANTES PARTEM DE PROBLEMAS PROFUNDOS E QUE ALGUNS DELES CONSEGUEM SOLUCIONAR COM OU SEM AJUDA, MAS AS VIVÊNCIAS E AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING SÃO SINGULARES. OBSERVOU-SE QUE OS SUBMODOS DA FILOSOFIA CLÍNICA COMO INTERVENÇÃO FORTALECE A INTERCESSÃO ENTRE AS PESSOAS CONTRIBUINDO PARA O APRENDIZADO EFICAZ.