OS NÚMEROS PRIMOS ENCANTAM A HUMANIDADE DESDE OS TEMPOS MAIS REMOTOS E HOJE SÃO BASTANTE UTILIZADOS. APARECEM DESDE A EDUCAÇÃO BÁSICA E SEU USO CONSTA EM DIVERSAS ÁREAS DA MATEMÁTICA. SURPREENDENTEMENTE, DEPOIS DE SÉCULOS DE ESTUDO, POR CAUSA DA SUA INFINITUDE E DA ALEATORIEDADE DE SEU COMPORTAMENTO, OS NÚMEROS PRIMOS APARECEM EM DIVERSAS APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS. ATUALMENTE, ASSUMEM PAPEL CENTRAL NA CRIPTOGRAFIA RIVEST-SHAMIR-ADLEMAN (RSA) PARA A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS CODIFICADAS, TÃO IMPRESCINDÍVEIS EM NOSSOS TEMPOS DE DESENVOLVIDA TECNOLOGIA. NESTE TRABALHO ENSINAMOS A CONSTRUIR SEQUÊNCIAS DE NÚMEROS NATURAIS QUE REVELAM A INFINITUDE DOS NÚMEROS PRIMOS, PROPRIEDADE INDISPENSÁVEL PARA FAZER COM QUE A CRIPTOGRAFIA RSA FUNCIONE. ADEMAIS, SUGERIMOS UMA PROPOSTA METODOLÓGICA-DIDÁTICA OBJETIVANDO SUSCITAR A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA MATEMÁTICA EM ENSINO, AO TEMPO QUE EXIBIMOS UM TIPO DE DEMONSTRAÇÃO DA INFINITUDE DOS NÚMEROS PRIMOS, FOCANDO NA INDEPENDÊNCIA COGNITIVA DE CADA ALUNO. ESTE TRABALHO É ORIUNDO DE UMA ATIVIDADE DO GRUPO PET-MATEMÁTICA-UFCG, ORIENTADA SOB OS AUSPÍCIOS DO TUTOR DANIEL CORDEIRO DE MORAIS FILHO. O OBJETIVO PRINCIPAL É PROMOVER DISCUSSÕES SOBRE ALGUMAS DEMONSTRAÇÕES DA INFINITUDE DE NÚMEROS PRIMOS, INTELIGÍVEIS PARA PROFESSORES E ALUNOS DE MATEMÁTICA. PARA EXEMPLIFICAR E INSTIGAR A CURIOSIDADE, OS AUTORES ELABORARAM TRÊS TIPOS DE DEMONSTRAÇÕES DA INFINITUDE DOS NÚMEROS PRIMOS, BASEANDO-SE NAS IDEIAS DA DEMONSTRAÇÃO DO MATEMÁTICO ALEMÃO CHRISTIAN GOLDBACH (1690-1764) E PRODUZIRAM ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA SALA DE AULA, CONFORME OS DIRECIONAMENTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). ESPERAMOS QUE PROFESSORES SE UTILIZEM E APERFEIÇOEM ESSA PROPOSTA METODOLÓGICA, PROMOVENDO DEBATES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PESQUISAR MATEMÁTICA.