ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APROXIMAR AS IDEIAS DE RICHARD SENNETT COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR, A PARTIR DO CENÁRIO ATUAL, DE ISOLAMENTO SOCIAL, FRUTO DA PANDEMIA PELO COVID19. OS ESTUDOS DESTE SOCIÓLOGO ESTÃO VOLTADOS PARA ANALISAR AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA SOCIEDADE ATUAL, A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE SUJEITO E SUA PERSPECTIVA DE FUTURO. AS OBRAS O DECLÍNIO DO HOMEM PÚBLICO, A CORROSÃO DO CARÁTER E AUTORIDADE, NOS SERVIRAM DE SUBSÍDIO PARA ANALISARMOS COMO VEM SE CONFIGURANDO A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR E, DENTRO DISTO, O PAPEL DO PROFESSOR. ESSA ANÁLISE É REFORÇADA COM AS CONTRIBUIÇÕES TRAZIDAS PELOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA COM 120 PROFESSORES, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DA EDUCAÇÃO BÁSICA (REDE PÚBLICA E PRIVADA), A RESPEITO DOS SEUS SENTIMENTOS, DESAFIOS E INQUIETAÇÕES, DIANTE DAS DEMANDAS ADVINDAS COM O FORMATO ONLINE, PARA O FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, NO ENTENDIMENTO DO "ENSINO EMERGENCIAL À DISTANCIA. A PARTIR DESSES ELEMENTOS PODEMOS, ENTÃO, IDENTIFICAR DIFERENTES VARIÁVEIS A PARTIR DA NECESSIDADE DE REVER A ESCOLA COMO UM ESPAÇO DE RELAÇÕES, DE DESEMPENHO DE PAPÉIS E DE COMO OS VALORES - DE UMA SOCIEDADE DO CAPITAL, DIRECIONAM A SUA FUNÇÃO SOCIAL