O PRESENTE ARTIGO É PARTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC, PARA A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA, CUJO OBJETIVO FOI DE ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE RIO BRANCO - AC, IDENTIFICANDO A NATUREZA DESSAS PRÁTICAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. A ANÁLISE MOSTROU-SE COMO UMA TAREFA IMPORTANTE, AO CONSIDERAR AS DIVERSAS CONFIGURAÇÕES QUE PERMEIAM ESSA ATIVIDADE, COMO OS FATORES FORMATIVOS, SOCIOCULTURAIS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS E O ENTENDIMENTO DE QUE A SUBJETIVIDADE DAS PROFESSORAS IMPRIMEM CARACTERÍSTICAS PESSOAIS EM SUAS PRÁTICAS. CONCLUIU-SE QUE EXISTEM DICOTOMIAS ENTRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICA DAS PROFESSORAS, CONSUBSTANCIADA POR UM “APARENTE” CONHECIMENTO DOS DOCUMENTOS DE NORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUM MOVIMENTO CULTURAL DE REPETIÇÃO.