FATTORI, Cássia Helena Benaglia. Formação docente e a prática inclusiva. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68648>. Acesso em: 04/11/2024 15:58
MUITO TÊM SE DISCUTIDO ACERCA DA PROPOSTA INCLUSIVA E DAS PRÁTICAS ADOTADAS PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. A PROPOSTA, QUE TEM COMO EMBASAMENTO A LEGISLAÇÃO NACIONAL VIGENTE, PASSA POR UM MOMENTO DELICADO, UMA VEZ QUE, EMBORA ESSE DIREITO [ACESSO A REDE REGULAR DE ENSINO] SEJA GARANTIDO, MUITAS VEZES UMA INTERPRETAÇÃO ERRÔNEA DO CONCEITO LEVA A REPRODUÇÃO DE UM SISTEMA EXCLUDENTE. FRENTE A ESSE CENÁRIO, O PRESENTE PROJETO INVESTIGOU QUAIS PRÁTICAS VÊM SENDO DESENVOLVIDAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA, SOBRE O TEMA EM DISCUSSÃO, NO QUE TANGE À CONCEITUAÇÃO E FORMAÇÃO PRÁTICA COERENTE COM A PROPOSTA DA INCLUSÃO. FOI FEITA A ANÁLISE DO CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO, PARA VERIFICAR SUAS DISCIPLINAS, EMENTAS E PROGRAMAS E O ACOMPANHAMENTO DE UMA DISCIPLINA ESPECÍFICA SOBRE A TEMÁTICA, BEM COMO, ENTREVISTA E ANÁLISE DAS NARRATIVAS REALIZADAS PELAS ALUNAS DO CURSO, PARA VERIFICAR QUAL É O IMPACTO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COM RELAÇÃO À INCLUSÃO. ADEMAIS, PRETENDE-SE AO FINAL DA ANÁLISE CONFRONTAR O QUE TÊM SIDO FEITO COM SUA PERTINÊNCIA. ESTE TRABALHO SE JUSTIFICA PELA RELEVÂNCIA DO TEMA, POR CONSISTIR EM CONSULTAR MEIOS QUE GARANTAM A EFETIVAÇÃO E A PROTEÇÃO DO DIREITO DE UM GRUPO DE ALUNOS QUE POR VEZES SÃO EXCLUÍDOS E MARGINALIZADOS.