ESTE ARTIGO OBJETIVA REFLETIR SOBRE A DIFICULDADE QUE TEM SIDO E ESTAR SENDO EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, COM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DIALOGANDO COM ALGUNS AUTORES E COM A LEGISLAÇÃO, LEVANDO A COMPREENDER MELHOR PORQUE MUITOS PROFESSORES NÃO BUSCAM ESSA FORMAÇÃO, PENSANDO A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIADA QUE TIVERAM OU NÃO, ABORDAREMOS TAMBÉM QUESTÕES SOBRE A NOVA ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E FALAREMOS SOBRE A CARREIRA DOCENTE, TUDO PROVINDO DE UM PROCESSO. COMPREENDO O PAPEL DA FAMÍLIA COM SUAS CONTRIBUIÇÕES QUE LEVA TAMBÉM O PROFESSOR A PERCEBER AS CRIANÇAS QUE COMO UM SER CULTURAL TRAZEM CONSIGO CONHECIMENTOS AINDA QUE MUITAS VEZES NÃO FORMAL, MAS QUE TEM SUA IMPORTÂNCIA E PARTIR DAÍ ELES PODER PENSAR MELHOR EM UM PLANEJAMENTO SIGNIFICATIVOS PARA SUAS AULAS. CONSIDERANDO QUE A CADA PLANEJAMENTO BEM ELABORADO ESTARÁ DE CERTA FORMA JÁ DANDO CONTINUIDADE A SUA FORMAÇÃO. E APESAR DA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA, ELA SE APRESENTA COMO UM DESAFIO, E PENSANDO NISSO UTILIZAMOS EM NOSSA METODOLOGIA A ANÁLISE DE DOCUMENTO E LIVROS, LEIS, E OBSERVANDO A REALIDADE E DO PROFESSORES QUE TIVEMOS OPORTUNIDADE DE CONHECER, PARA PENSA NUMA FORMAÇÃO QUE BUSCA SEMPRE RESSIGNIFICAR A ATUAL PRATICA DOCENTE PARA CONSEGUIR DE FATO TRANSFORMAR UMA PARTE MUNDO DENTRO DE UMA ESCOLA, DE SALA DE AULA E DENTRO DAS PESSOAS, QUE CAMINHA PARA SUPERAÇÃO COM TODAS AS DIFICULDADES E PROBLEMAS QUE IRÃO SURGIR, O QUE SERÁ MUITAS VEZES INEVITÁVEL OU ATRAÍDO PELA FALTA DE RECURSOS E VALORIZAÇÃO, MAS NÃO INSUPERÁVEL.