O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA FOI INSTITUÍDO NO ANO DE 2005, EXTRAÍDO DOS RESULTADOS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SAEB E DA PROVA BRASIL, EM CONJUNTO COM UMA MEDIDA DE RENDIMENTO FORNECIDA PELO CENSO ESCOLAR. OS DADOS PRODUZIDOS PELO IDEB/2005 DEMONSTRAM QUE TRANSFORMAR A REALIDADE BRASILEIRA IMPLICA EM INVESTIMENTO NA QUALIDADE DO ENSINO, CONSIDERANDO AS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS, A CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS, O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA O GERENCIAMENTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS QUALIFICADAS. A TEMÁTICA DESPERTA NOS PROFISSIONAIS A NECESSIDADE DA PESQUISA, PARA VISUALIZAR RESULTADOS E MELHORAR O ENSINO APRENDIZADO. DESSE MODO, ANALISA OS RESULTADOS EDUCACIONAIS DE UM MUNICÍPIO PARAIBANO, E CONFRONTA ESSES DADOS COM OS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO NEPOMUCENO, DA MESMA CIDADE, A QUAL, CONTRARIANDO OS RESULTADOS DO MUNICÍPIO, OBTEVE GRANDE DESTAQUE NOS RESULTADOS DO IDEB, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO PESQUISADORES QUE ATUAM E CONHECEM O CHÃO DA ESCOLA PÚBLICA, SENTIMOS INTERESSE EM PESQUISAR ESSE CONTEXTO. O ESTUDO FOI REALIZADO COM PROFESSORES(AS), GESTORA, GESTORA ADJUNTA E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA PESQUISADA. OS PROFISSIONAIS DA INSTITUIÇÃO GOZAM DE CURRÍCULOS ACADÊMICOS DE NÍVEIS EXCELENTES, SÃO COMPETENTES E COMPROMETIDOS COM A QUALIDADE EDUCACIONAL, VIVENCIAM UM AMBIENTE DE RECIPROCIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO, TORNAM O APRENDIZADO PROPÍCIO AO PROCESSO, UMA VEZ QUE, O LUGAR TORNA-SE, AGRADÁVEL, RESPEITADO, DE MANEIRA QUE, ESSE CONJUNTO DE ITENS FAVORECE A EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO E DETERMINA O SUCESSO DOS RESULTADOS.