O USO DE UMA METODOLOGIA LÚDICA NO ÂMBITO EDUCACIONAL CONTRIBUI PARA QUE A APRENDIZAGEM SEJA SIGNIFICATIVA. DESTA FORMA, A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DURANTE AS AULAS É UM IMPORTANTE RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE BIOLOGIA, POSSIBILITANDO UMA MAIOR COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS POR PARTE DOS DISCENTES. COM ISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI PROPOR UM JOGO DE DOMINÓ COM O CONTEÚDO SOBRE LEIS DE MENDEL COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO BÁSICO. PARA A CONSTRUÇÃO DO DOMINÓ FOI REALIZADA UMA PESQUISA EM PERIÓDICOS INDEXADOS COM O INTUITO DE IDENTIFICAR EM TRABALHOS ACADÊMICOS QUAIS OS ASSUNTOS DA BIOLOGIA SÃO CONSIDERADOS MAIS DIFÍCEIS PARA OS ESTUDANTES. O DOMINÓ FOI CONSTRUÍDO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E FÁCIL ACESSO. É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA O PROFESSOR AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE ATIVIDADES EM SALA DE AULA, BUSCANDO POR FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS EFICAZES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, TORNANDO ASSIM SUAS AULAS MAIS PRODUTIVAS E ATRAENTES EM RELAÇÃO AOS DISCENTES.