O PRESENTE ESTUDO APRESENTA REFLEXÕES ACERCA DO QUE RECOMENDAM OS DOCUMENTOS CURRICULARES RELATIVOS À COMBINATÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), EM SUAS VÁRIAS MODALIDADES. POSSUI COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA DAS RECOMENDAÇÕES CURRICULARES, NA INTENÇÃO DE DISCUTIR ASPECTOS RELEVANTES A ESSA MODALIDADE, ALÉM DE QUESTÕES ESSENCIAIS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA NESSA MODALIDADE. ESTE TRABALHO REFERE-SE A UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL DE CARÁTER QUALITATIVO, CUJA IMPORTÂNCIA BASEIA-SE EM INVESTIGAÇÕES QUE JUSTIFICAM A INCLUSÃO DESSE CONTEÚDO NAS VÁRIAS ETAPAS DE ENSINO. A ANÁLISE DOS DOCUMENTOS PERMITIU OBSERVAR ORIENTAÇÕES QUE DIRECIONAM O ENSINO DA COMBINATÓRIA DE FORMA PROGRESSIVA, AO LONGO DE TODAS AS ETAPAS DE ENSINO, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM BASE NOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DO ESTUDANTE, DE MANEIRA A SEREM EXPLORADAS DIVERSAS ESTRATÉGIAS NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES COMBINATÓRIAS. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR TAMBÉM QUE AS ORIENTAÇÕES DADAS NÃO TÊM SIDO SUFICIENTES, APRESENTANDO UMA LACUNA QUANTO A EXEMPLOS PRÁTICOS DE SITUAÇÕES LIGADAS AOS CONTEÚDOS, PARA OS QUAIS O PROFESSOR POSSA EXECUTAR SEU TRABALHO FAZENDO AS DEVIDAS CONEXÕES. OBSERVA-SE A NECESSIDADE DE SE FAVORECER A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS FORMATIVOS QUE PROPICIEM A DISCUSSÃO E REFLEXÃO SOBRE A COMBINATÓRIA E SEU ENSINO NA EJA.