ESTE TRABALHO VERSA SOBRE RELATOS E VIVÊNCIAS ADQUIRIDOS EM DOIS MOMENTOS DE PESQUISA RESULTANTES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, A FIM DE MOSTRAR OS IMPACTOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E DE REVELAR A IMPORTÂNCIA DESTES DIANTE DAS NECESSIDADES E DEMANDAS SOCIAIS. PARA TANTO, OBJETIVA: A) ANALISAR AS AÇÕES PROMOVIDAS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “A PROVA BRASIL NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: POR UMA PARCERIA ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO BÁSICA – ANO II”; B) INVESTIGAR AS ATIVIDADES REALIZADAS NO PROJETO “O SEMINÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA UNIVERSIDADE”; C) CONSTATAR A RELEVÂNCIA DAS INICIATIVAS TOMADAS NO ÂMBITO DOS PROJETOS SUPRACITADOS. À VISTA DISSO, TEM COMO SUPORTE TEÓRICO IDEIAS DE BRASIL/MEC (1998), BRASIL/MEC/PDE (2008), SCHNEUWLY & DOLZ (2004), DE MODO QUE NORTEIAM AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS PROJETOS. ESTA PESQUISA CONFIGURA-SE, POIS, COMO QUALITATIVA, GUIADA POR UM VIÉS DESCRITIVO-INTERPRETATIVO, O QUAL ANALISA DADOS DOCUMENTAIS E RESULTANTES DAS INTERVENÇÕES EM CAMPO. POR CONSEGUINTE, OBTÊM RESULTADOS POSITIVOS: POR UM LADO, HOUVE UMA CONSOLIDAÇÃO DA PARCERIA ENTRE OS LICENCIANDOS EM LETRAS E A EDUCAÇÃO BÁSICA EM PROL DA MELHORIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROVA BRASIL DE LÍNGUA PORTUGUESA QUE FOI APLICADA NO FINAL DE 2017; E POR OUTRO, INSERIU A ORALIDADE NO CONTEXTO DE SALA DE AULA SOB A PERSPECTIVA DE QUE SE LEGITIMA TÃO SOMENTE COMO OBJETO DE ENSINO EM SI. ISSO INDICA QUE AS ATIVIDADES DE AMBOS OS PROJETOS DESEMPENHARAM CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS NOS E PARA OS ESPAÇOS DE ENSINO, ONDE FORAM DESENVOLVIDAS.