O ESTRESSE ? UM FEN?MENO QUE PODE ESTAR PRESENTE EM QUALQUER PROFISS?O, NO ENTANTO, DETERMINADAS PROFISS?ES T?M MAIOR POTENCIAL PARA SE RELACIONAR A MANIFESTA??ES DE ESTRESSE POR EXPOR O PROFISSIONAL A CONDI??ES MAIS DESGASTANTES, TANTO F?SICAS QUANTO EMOCIONAIS. O PROFESSOR ? INVADIDO POR UMA INSATISFA??O E DESEST?MULO ONDE PASSA A VER O AMBIENTE ESCOLAR COMO UM FARDO PESADO E TORNA-SE ?REF?M? DE UMA SITUA??O DE DESGASTE CONSTANTE. SENDO ASSIM, VIU-SE A IMPORT?NCIA DE REALIZAR UM ESTUDO SOBRE AS CAUSAS E AS POSS?VEIS CONSEQU?NCIAS DO ESTRESSE DOS PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA. A METODOLOGIA QUE FOI UTILIZADA NESTA PESQUISA ? CARACTERIZADA COMO QUALITATIVA, DE CUNHO DESCRITIVO E BIBLIOGR?FICO. FOI POSS?VEL CONCLUIR QUE EXISTE UMA S?RIE DE FATORES QUE FAVORECEM AS SITUA??ES DE ESTRESSE, ENTRE ELES PODEMOS CITAR: EXCESSO DE TRABALHO, INDISCIPLINA EM SALA DE AULA, SAL?RIO BAIXO, PRESS?O DO SISTEMA EDUCACIONAL, FALTA DE RECONHECIMENTO DE SUA ATIVIDADE, ENTRE OUTROS. AS CONSEQU?NCIAS DESSES FATORES PROVOCAM UMA INSATISFA??O E DESEST?MULO AO PROFISSIONAL, GERANDO UMA SENSA??O DE DESGASTE CONSTANTE OCASIONANDO ESTRESSE E DOEN?AS PSICOSSOM?TICAS.