Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ABORDAGEM INICIAL SOBRE A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS, APLICATIVO MATEMÁTICOS, , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69620
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1454
    "inscrito_id" => 6491
    "titulo" => "UM ABORDAGEM INICIAL SOBRE A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "APESAR DOS ESFORÇOS NO SENTIDO DE PROPOR MUDANÇAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ÚLTIMOS ANOS, ESTA DISCIPLINA CONTINUA SENDO CONSIDERADA A GRANDE VILÃ DENTRE AS ÁREAS DO CONHECIMENTO; POR ISSO, FAZ-SE NECESSÁRIO PROCURAR NOVAS MANEIRAS DE MUDAR ESSE CENÁRIO.  O ENSINO DE MATEMÁTICA PASSOU POR DIVERSAS MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS, SENDO QUE A MAIORIA DELAS NÃO ESTÃO SENDO SUFICIENTES PARA SUPRIR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES NESSA DISCIPLINA. DENTRO DESSE CONTEXTO, TEVE-SE A INICIATIVA DE ALIAR O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AS TECNOLOGIAS QUE SÃO PRÓXIMAS DOS ALUNOS. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 37 ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA LOCALIZADA NA REGIÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR E PROCUROU AFERIR SOBRE AS PERCEPÇÕES DOCENTE E DISCENTES EM RELAÇÃO AO USO DE APLICATIVOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA. PARA ISSO, CONTOU COM QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS DOIS GRUPOS PESQUISADOS E SIMULADO APLICADO AOS ESTUDANTES. TAMBÉM CONTOU COMO ELEMENTO MOTIVADOR A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO MATH DUEL, DISPONÍVEL NA PLAY STORE. A PARTIR DOS QUESTIONÁRIOS E SIMULADO FOI POSSÍVEL EVIDENCIAR AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DISCENTES COM MATEMÁTICA DE NÍVEL BÁSICO; FOI POSSÍVEL TAMBÉM, ATRAVÉS DO APLICATIVO, DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELAS ATIVIDADES PROPOSTAS E MELHORAR OS SEU DESEMPENHO. DE POSSE DESSES DADOS, OS AUTORES DESENVOLVERAM UM APLICATIVO MATEMÁTICO, DENOMINADO OPERMATH, COM O INTUITO DE QUE ELE POSSA MOTIVAR OS ALUNOS A ESTUDAR MATEMÁTICA E AUXILIAR NAS AULAS DESSA DISCIPLINA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS, APLICATIVO MATEMÁTICOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID6491_01092020191814.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA BESERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA BESERRA"
    "autor_email" => "tatianabeserra.19@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69620
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1454
    "inscrito_id" => 6491
    "titulo" => "UM ABORDAGEM INICIAL SOBRE A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "APESAR DOS ESFORÇOS NO SENTIDO DE PROPOR MUDANÇAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ÚLTIMOS ANOS, ESTA DISCIPLINA CONTINUA SENDO CONSIDERADA A GRANDE VILÃ DENTRE AS ÁREAS DO CONHECIMENTO; POR ISSO, FAZ-SE NECESSÁRIO PROCURAR NOVAS MANEIRAS DE MUDAR ESSE CENÁRIO.  O ENSINO DE MATEMÁTICA PASSOU POR DIVERSAS MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS, SENDO QUE A MAIORIA DELAS NÃO ESTÃO SENDO SUFICIENTES PARA SUPRIR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES NESSA DISCIPLINA. DENTRO DESSE CONTEXTO, TEVE-SE A INICIATIVA DE ALIAR O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AS TECNOLOGIAS QUE SÃO PRÓXIMAS DOS ALUNOS. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 37 ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA LOCALIZADA NA REGIÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR E PROCUROU AFERIR SOBRE AS PERCEPÇÕES DOCENTE E DISCENTES EM RELAÇÃO AO USO DE APLICATIVOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA. PARA ISSO, CONTOU COM QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS DOIS GRUPOS PESQUISADOS E SIMULADO APLICADO AOS ESTUDANTES. TAMBÉM CONTOU COMO ELEMENTO MOTIVADOR A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO MATH DUEL, DISPONÍVEL NA PLAY STORE. A PARTIR DOS QUESTIONÁRIOS E SIMULADO FOI POSSÍVEL EVIDENCIAR AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DISCENTES COM MATEMÁTICA DE NÍVEL BÁSICO; FOI POSSÍVEL TAMBÉM, ATRAVÉS DO APLICATIVO, DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELAS ATIVIDADES PROPOSTAS E MELHORAR OS SEU DESEMPENHO. DE POSSE DESSES DADOS, OS AUTORES DESENVOLVERAM UM APLICATIVO MATEMÁTICO, DENOMINADO OPERMATH, COM O INTUITO DE QUE ELE POSSA MOTIVAR OS ALUNOS A ESTUDAR MATEMÁTICA E AUXILIAR NAS AULAS DESSA DISCIPLINA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS, APLICATIVO MATEMÁTICOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID6491_01092020191814.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA BESERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA BESERRA"
    "autor_email" => "tatianabeserra.19@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

APESAR DOS ESFORÇOS NO SENTIDO DE PROPOR MUDANÇAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ÚLTIMOS ANOS, ESTA DISCIPLINA CONTINUA SENDO CONSIDERADA A GRANDE VILÃ DENTRE AS ÁREAS DO CONHECIMENTO; POR ISSO, FAZ-SE NECESSÁRIO PROCURAR NOVAS MANEIRAS DE MUDAR ESSE CENÁRIO. O ENSINO DE MATEMÁTICA PASSOU POR DIVERSAS MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS, SENDO QUE A MAIORIA DELAS NÃO ESTÃO SENDO SUFICIENTES PARA SUPRIR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES NESSA DISCIPLINA. DENTRO DESSE CONTEXTO, TEVE-SE A INICIATIVA DE ALIAR O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AS TECNOLOGIAS QUE SÃO PRÓXIMAS DOS ALUNOS. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 37 ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA LOCALIZADA NA REGIÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR E PROCUROU AFERIR SOBRE AS PERCEPÇÕES DOCENTE E DISCENTES EM RELAÇÃO AO USO DE APLICATIVOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA. PARA ISSO, CONTOU COM QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS DOIS GRUPOS PESQUISADOS E SIMULADO APLICADO AOS ESTUDANTES. TAMBÉM CONTOU COMO ELEMENTO MOTIVADOR A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO MATH DUEL, DISPONÍVEL NA PLAY STORE. A PARTIR DOS QUESTIONÁRIOS E SIMULADO FOI POSSÍVEL EVIDENCIAR AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DISCENTES COM MATEMÁTICA DE NÍVEL BÁSICO; FOI POSSÍVEL TAMBÉM, ATRAVÉS DO APLICATIVO, DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELAS ATIVIDADES PROPOSTAS E MELHORAR OS SEU DESEMPENHO. DE POSSE DESSES DADOS, OS AUTORES DESENVOLVERAM UM APLICATIVO MATEMÁTICO, DENOMINADO OPERMATH, COM O INTUITO DE QUE ELE POSSA MOTIVAR OS ALUNOS A ESTUDAR MATEMÁTICA E AUXILIAR NAS AULAS DESSA DISCIPLINA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.