APESAR DOS ESFORÇOS NO SENTIDO DE PROPOR MUDANÇAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ÚLTIMOS ANOS, ESTA DISCIPLINA CONTINUA SENDO CONSIDERADA A GRANDE VILÃ DENTRE AS ÁREAS DO CONHECIMENTO; POR ISSO, FAZ-SE NECESSÁRIO PROCURAR NOVAS MANEIRAS DE MUDAR ESSE CENÁRIO. O ENSINO DE MATEMÁTICA PASSOU POR DIVERSAS MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS, SENDO QUE A MAIORIA DELAS NÃO ESTÃO SENDO SUFICIENTES PARA SUPRIR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES NESSA DISCIPLINA. DENTRO DESSE CONTEXTO, TEVE-SE A INICIATIVA DE ALIAR O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AS TECNOLOGIAS QUE SÃO PRÓXIMAS DOS ALUNOS. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 37 ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA LOCALIZADA NA REGIÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR E PROCUROU AFERIR SOBRE AS PERCEPÇÕES DOCENTE E DISCENTES EM RELAÇÃO AO USO DE APLICATIVOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA. PARA ISSO, CONTOU COM QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS DOIS GRUPOS PESQUISADOS E SIMULADO APLICADO AOS ESTUDANTES. TAMBÉM CONTOU COMO ELEMENTO MOTIVADOR A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO MATH DUEL, DISPONÍVEL NA PLAY STORE. A PARTIR DOS QUESTIONÁRIOS E SIMULADO FOI POSSÍVEL EVIDENCIAR AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DISCENTES COM MATEMÁTICA DE NÍVEL BÁSICO; FOI POSSÍVEL TAMBÉM, ATRAVÉS DO APLICATIVO, DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELAS ATIVIDADES PROPOSTAS E MELHORAR OS SEU DESEMPENHO. DE POSSE DESSES DADOS, OS AUTORES DESENVOLVERAM UM APLICATIVO MATEMÁTICO, DENOMINADO OPERMATH, COM O INTUITO DE QUE ELE POSSA MOTIVAR OS ALUNOS A ESTUDAR MATEMÁTICA E AUXILIAR NAS AULAS DESSA DISCIPLINA.