O TEMA DA PESQUISA FOI ESCOLHIDO POR CONSIDERAR QUE A CIDADE É UM ESPAÇO PRIVILEGIADO QUE FAVORECE A REFLEXÃO SOBRE AS VIVÊNCIAS, AS CONVIVÊNCIAS E TROCAS SIMULTÂNEAS QUE SE PROCESSAM ENTRE AS PESSOAS. É NELA TAMBÉM QUE SE MATERIALIZAM, COM MAIOR INTENSIDADE, AS SITUAÇÕES E OS ACONTECIMENTOS SOCIOCULTURAIS, ECONÔMICOS E POLÍTICOS, SENDO UM TEMA DE ESTUDO ESSENCIAL PARA A REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES E AS PRÁTICAS SOCIOESPACIAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. O TEMA SE CONSTITUI COMO UM DOS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DA GEOGRAFIA ESCOLAR, NOTADAMENTE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. REALIZOU-SE UMA PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETIVO CONHECER E ANALISAR, CONCEITUAL E METODOLÓGICO, CONCEPÇÕES DE CIDADE PRESENTES NOS DISCURSOS, PRÁTICAS, CONTEÚDOS E ATIVIDADES DESIGNADAS COMO DE ENSINO DE GEOGRAFIA, EM TURMAS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A INVESTIGAÇÃO PARTIU, INICIALMENTE, DA OBSERVAÇÃO E DA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE CIDADE QUE CIRCULAM NA ESCOLA, ESTIVESSEM ELAS PRESENTES NOS DIÁLOGOS COTIDIANOS, NA ESTRUTURA CURRICULAR E/OU NAS AULAS PEDAGOGICAMENTE PLANEJADAS. CONTUDO, APRESENTA-SE COMO RESULTADO AS CONCEPÇÕES SOBRE CIDADE EMITIDAS, POR ALUNOS DE TURMAS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. SÃO RESPOSTAS OBTIDAS A PARTIR DE ESTUDOS EMPÍRICOS, DAS APREENSÕES E ANÁLISES FEITAS COM BASE NAS OBSERVAÇÕES DO COTIDIANO DA SALA DE AULA, DE ESTUDO DE CAMPO COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E, SOBRETUDO, A PARTIR DAS ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO REALIZADAS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS-PE.