ESSE ESTUDO PRETENDE COMPREENDER O PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A
PRÁTICA DOCENTE, VISANDO ANALISAR O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE
ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ SOBRE AS PROPOSTAS DA ESP, SEUS
POSICIONAMENTOS E CONCEPÇÕES SOBRE O TEMA. UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA, A ABORDAGEM
QUALITATIVA DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS, A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE SE BASEOU EM TEÓRICOS COMO
FREIRE (1979) (1987) (1996), MIGUEL (2016), PENNA (2016ª) (2016B), ENTRE OUTROS, A PESQUISA DE
CAMPO, ONDE REALIZOU-SE UMA ENTREVISTA COM APLICAÇÃO DE UM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO A 10
PROFESSORES DA REFERIDA ESCOLA E A ANÁLISE DOS DADOS COM BASE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO. CONCLUIU-
SE QUE OS PROFESSORES EMBORA CONHEÇAM O PROJETO, ESSE CONHECIMENTO AINDA É LIMITADO AS
QUESTÕES POLÍTICO-PARTIDÁRIAS, ENQUANTO QUE A MAIORIA SE POSICIONA CONTRA A ESP AFIRMANDO QUE
ESTÁ PREJUDICA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA E LIBERTADORA, EXISTEM OUTROS QUE SÃO COOPTADOS PELAS SUAS
IDEIAS, PROFERINDO O DISCURSO DA ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO QUE DOUTRINA SEUS ALUNOS.