ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPECTATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO EM ESTÉTICA E EM PATRIMÔNIO CULTURAL NOS CURSOS DE PEDOGOGIA EM SANTA CATARINA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67995 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2476 "inscrito_id" => 7734 "titulo" => "ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPECTATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO EM ESTÉTICA E EM PATRIMÔNIO CULTURAL NOS CURSOS DE PEDOGOGIA EM SANTA CATARINA" "resumo" => "ESTE ARTIGO É PARTE DA DISSERTAÇÃO DESENVOLVIDA JUNTO AO MESTRADO EM PATRIMÔNIO CULTURAL E SOCIEDADE, DA UNIVILLE, CUJA INVESTIGAÇÃO SE EMBRENHARÁ NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO DA ARTE. A PESQUISA BUSCA COMPREENDER SE A FORMAÇÃO EM ESTÉTICA E EM PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO FAZEM PARTE DA FORMAÇÃO CULTURAL DOS PROFESSORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA. A PROBLEMÁTICA NORTEADORA DO PROJETO DECORRE DA PERCEPÇÃO DE QUE HÁ UM CERTO ESVAZIAMENTO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEXTUALIZADAS À REALIDADE SOCIOCULTURAL DAS CRIANÇAS, E ARTICULADAS AOS CONHECIMENTOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO, COMO PRECONIZA A BNCCEI/2017. PARTE-SE, ENTÃO, DO PRESSUPOSTO DE QUE HÁ UMA POSSÍVEL FALHA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE POR NÃO CONSTAR ESTES CONTEÚDOS NAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. A EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEMPORÂNEA PREVÊ QUE, AS APRENDIZAGENS NA PEQUENA INFÂNCIA SE DÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA VIVIDA E MEDIADA PELA CULTURA, DE MODO QUE, SE O/A DOCENTE NÃO POSSUI ESTA EXPERIÊNCIA, ELA FICA AUSENTE DO PROJETO EDUCATIVO JUNTO ÀS CRIANÇAS. COM O INTUITO DE TENTAR RESPONDER AOS QUESTIONAMENTOS LEVANTADOS, A INVESTIGAÇÃO É INTERDISCIPLINAR E BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA. PARA ISSO, SERÃO REQUERIDOS AUTORES COMO BARBOSA (2010) E BARBOSA & BOGATTO (2019); DAHLBERG, MOSS E PENCE (2019); OSTETTO (2011, 2018); ALÉM DE FRIEDRICH SCHILLER (2002), ENTRE OUTROS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. NA ETAPA PRELIMINAR CONSTATOU-SE ESCASSEZ DE ESTUDOS ACADÊMICOS RELACIONADOS A TEMÁTICA QUE ARTICULA CONHECIMENTOS ADVINDOS DA ARTE, DO PATRIMÔNIO E DA EDUCAÇÃO INFANTIL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ARTE, EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, PATRIMÔNIO CULTURAL, PEDAGOGIA DA INFÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID7734_01102020134322.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE MARI" "autor_nome_curto" => "REIS" "autor_email" => "rosanee_mari@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE (UNIVILLE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67995 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2476 "inscrito_id" => 7734 "titulo" => "ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPECTATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO EM ESTÉTICA E EM PATRIMÔNIO CULTURAL NOS CURSOS DE PEDOGOGIA EM SANTA CATARINA" "resumo" => "ESTE ARTIGO É PARTE DA DISSERTAÇÃO DESENVOLVIDA JUNTO AO MESTRADO EM PATRIMÔNIO CULTURAL E SOCIEDADE, DA UNIVILLE, CUJA INVESTIGAÇÃO SE EMBRENHARÁ NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO DA ARTE. A PESQUISA BUSCA COMPREENDER SE A FORMAÇÃO EM ESTÉTICA E EM PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO FAZEM PARTE DA FORMAÇÃO CULTURAL DOS PROFESSORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA. A PROBLEMÁTICA NORTEADORA DO PROJETO DECORRE DA PERCEPÇÃO DE QUE HÁ UM CERTO ESVAZIAMENTO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEXTUALIZADAS À REALIDADE SOCIOCULTURAL DAS CRIANÇAS, E ARTICULADAS AOS CONHECIMENTOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO, COMO PRECONIZA A BNCCEI/2017. PARTE-SE, ENTÃO, DO PRESSUPOSTO DE QUE HÁ UMA POSSÍVEL FALHA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE POR NÃO CONSTAR ESTES CONTEÚDOS NAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. A EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEMPORÂNEA PREVÊ QUE, AS APRENDIZAGENS NA PEQUENA INFÂNCIA SE DÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA VIVIDA E MEDIADA PELA CULTURA, DE MODO QUE, SE O/A DOCENTE NÃO POSSUI ESTA EXPERIÊNCIA, ELA FICA AUSENTE DO PROJETO EDUCATIVO JUNTO ÀS CRIANÇAS. COM O INTUITO DE TENTAR RESPONDER AOS QUESTIONAMENTOS LEVANTADOS, A INVESTIGAÇÃO É INTERDISCIPLINAR E BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA. PARA ISSO, SERÃO REQUERIDOS AUTORES COMO BARBOSA (2010) E BARBOSA & BOGATTO (2019); DAHLBERG, MOSS E PENCE (2019); OSTETTO (2011, 2018); ALÉM DE FRIEDRICH SCHILLER (2002), ENTRE OUTROS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. NA ETAPA PRELIMINAR CONSTATOU-SE ESCASSEZ DE ESTUDOS ACADÊMICOS RELACIONADOS A TEMÁTICA QUE ARTICULA CONHECIMENTOS ADVINDOS DA ARTE, DO PATRIMÔNIO E DA EDUCAÇÃO INFANTIL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ARTE, EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, PATRIMÔNIO CULTURAL, PEDAGOGIA DA INFÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID7734_01102020134322.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE MARI" "autor_nome_curto" => "REIS" "autor_email" => "rosanee_mari@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE (UNIVILLE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }