ESTE ARTIGO É PARTE DA DISSERTAÇÃO DESENVOLVIDA JUNTO AO MESTRADO EM PATRIMÔNIO CULTURAL E SOCIEDADE, DA UNIVILLE, CUJA INVESTIGAÇÃO SE EMBRENHARÁ NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO DA ARTE. A PESQUISA BUSCA COMPREENDER SE A FORMAÇÃO EM ESTÉTICA E EM PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO FAZEM PARTE DA FORMAÇÃO CULTURAL DOS PROFESSORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA. A PROBLEMÁTICA NORTEADORA DO PROJETO DECORRE DA PERCEPÇÃO DE QUE HÁ UM CERTO ESVAZIAMENTO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEXTUALIZADAS À REALIDADE SOCIOCULTURAL DAS CRIANÇAS, E ARTICULADAS AOS CONHECIMENTOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO, COMO PRECONIZA A BNCCEI/2017. PARTE-SE, ENTÃO, DO PRESSUPOSTO DE QUE HÁ UMA POSSÍVEL FALHA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE POR NÃO CONSTAR ESTES CONTEÚDOS NAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. A EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEMPORÂNEA PREVÊ QUE, AS APRENDIZAGENS NA PEQUENA INFÂNCIA SE DÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA VIVIDA E MEDIADA PELA CULTURA, DE MODO QUE, SE O/A DOCENTE NÃO POSSUI ESTA EXPERIÊNCIA, ELA FICA AUSENTE DO PROJETO EDUCATIVO JUNTO ÀS CRIANÇAS. COM O INTUITO DE TENTAR RESPONDER AOS QUESTIONAMENTOS LEVANTADOS, A INVESTIGAÇÃO É INTERDISCIPLINAR E BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA. PARA ISSO, SERÃO REQUERIDOS AUTORES COMO BARBOSA (2010) E BARBOSA & BOGATTO (2019); DAHLBERG, MOSS E PENCE (2019); OSTETTO (2011, 2018); ALÉM DE FRIEDRICH SCHILLER (2002), ENTRE OUTROS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. NA ETAPA PRELIMINAR CONSTATOU-SE ESCASSEZ DE ESTUDOS ACADÊMICOS RELACIONADOS A TEMÁTICA QUE ARTICULA CONHECIMENTOS ADVINDOS DA ARTE, DO PATRIMÔNIO E DA EDUCAÇÃO INFANTIL.