A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR SEMPRE PASSA PELA FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONTINUAMENTE VINCULADA ÀS TENDÊNCIAS E METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS ATUAIS. CONTUDO, OS SABERES DOCENTES QUE SUBJAZ O QUER FAZER DA DOCÊNCIA, MUITAS VEZES, SÃO DADOS POUCO VALORES PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E A VIVÊNCIA SIGNIFICATIVA DOS APRENDIZES DO MAGISTÉRIO NO CHÃO DA ESCOLA É DEFASADA, AINDA QUE AS PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES (PCC) E OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS (ESO) PERMEIE O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. A FIM DE RESSIGNIFICAR A PRÁXIS PEDAGÓGICA, SURGE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), COM O INTUITO DE FORMAR PROFESSORES MELHOR PREPARADOS PARA A EXPERIÊNCIA PRÁTICA NAS ESCOLAS, TANTO PARA OS BOLSISTAS QUANTO PARA OS SUPERVISORES DAS ESCOLAS CAMPO. ESSE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR OS IMPACTOS DO PIBID BIOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE ÁREA E SUPERVISORES. COM BASE NA ANÁLISE DAS ENTREVISTAS REALIZADAS É POSSÍVEL INFERIR QUE O PIBID FORTALECE E RESSIGNIFICA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, NA MEDIDA EM QUE CONSTRÓI A IDENTIDADE PROFISSIONAL, EM UM PROCESSO DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO DE SEU PAPEL, DECORRENTE DA RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE.