O TEXTO CONSTITUI-SE A UNIDADE DE ENSINO DA LÍNGUA, ARTICULADO NOS EIXOS DE LEITURA, PRODUÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA. MUITOS ESTUDIOSOS, ENTRETANTO, TÊM APONTADO PARA A ÊNFASE NA TERMINOLOGIA E NA TAXONOMIA, EM DETRIMENTO DE UMA REFLEXÃO LINGUÍSTICA SIGNIFICATIVA. NESTE ARTIGO, ANALISAMOS O TRATAMENTO DADO AOS VERBOS INTRODUTORES DO DISCURSO RELATADO NO GÊNERO NOTÍCIA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, A FIM DE RESPONDER SE AS ATIVIDADES PROPOSTAS ABORDAM O DISCURSO RELATADO COMO CONSTITUTIVO DESSE GÊNERO E EM QUE MEDIDA CONSIDERAM A ESCOLHA DO VERBO DICENDI COMO UM RECURSO LINGUÍSTICO IMPORTANTE PARA ALCANÇAR DETERMINADOS EFEITOS DE SENTIDO. PARA TANTO, INICIALMENTE, REFLETIMOS ACERCA DO ENSINO DE GRAMÁTICA NA ESCOLA E DA PROPOSIÇÃO DE UM ENSINO MAIS REFLEXIVO, A PARTIR DAS DISCUSSÕES DE ANTUNES (2003), GERALDI ([1984]2004), MENDONÇA (2006). EM SEGUIDA, ABORDAMOS A FUNÇÃO DOS VERBOS INTRODUTORES DE OPINIÃO, A PARTIR DE MARCUSCHI (2007), BEM COMO A PROPOSIÇÃO DA BNCC ACERCA DESSA QUESTÃO, PARA, ENTÃO, ANALISARMOS ESSE TÓPICO EM UM VOLUME DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, APROVADO PELO PNLD- 2020. NO LIVRO ANALISADO FOI DISPENSADO UM ESPAÇO EXÍGUO PARA ANALISAR A INSERÇÃO DO DISCURSO RELATADO NAS NOTÍCIAS. QUANDO ESTUDADO, O USO DE DEPOIMENTOS É RELACIONADO APENAS À FUNÇÃO DE CONFERIR MAIOR CREDIBILIDADE AO TEXTO NOTICIOSO, NÃO SENDO ANALISADO O PAPEL DISCURSIVO-ARGUMENTATIVO DA SELEÇÃO DOS VERBOS INTRODUTORES.
PALAVRAS-CHAVE: ENSINO DE LÍNGUA, ANÁLISE LINGUÍSTICO-A, DISCURSO RELATADO, VERBOS DICENDI, LIVRO DIDÁTICO.