O TRATAMENTO DISPENSADO AOS VERBOS INTRODUTORES DO DISCURSO RELATADO EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE PROPOSITIVA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69155 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 227 "inscrito_id" => 3370 "titulo" => "O TRATAMENTO DISPENSADO AOS VERBOS INTRODUTORES DO DISCURSO RELATADO EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE PROPOSITIVA" "resumo" => """ O TEXTO CONSTITUI-SE A UNIDADE DE ENSINO DA LÍNGUA, ARTICULADO NOS EIXOS DE LEITURA, PRODUÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA. MUITOS ESTUDIOSOS, ENTRETANTO, TÊM APONTADO PARA A ÊNFASE NA TERMINOLOGIA E NA TAXONOMIA, EM DETRIMENTO DE UMA REFLEXÃO LINGUÍSTICA SIGNIFICATIVA. NESTE ARTIGO, ANALISAMOS O TRATAMENTO DADO AOS VERBOS INTRODUTORES DO DISCURSO RELATADO NO GÊNERO NOTÍCIA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, A FIM DE RESPONDER SE AS ATIVIDADES PROPOSTAS ABORDAM O DISCURSO RELATADO COMO CONSTITUTIVO DESSE GÊNERO E EM QUE MEDIDA CONSIDERAM A ESCOLHA DO VERBO DICENDI COMO UM RECURSO LINGUÍSTICO IMPORTANTE PARA ALCANÇAR DETERMINADOS EFEITOS DE SENTIDO. PARA TANTO, INICIALMENTE, REFLETIMOS ACERCA DO ENSINO DE GRAMÁTICA NA ESCOLA E DA PROPOSIÇÃO DE UM ENSINO MAIS REFLEXIVO, A PARTIR DAS DISCUSSÕES DE ANTUNES (2003), GERALDI ([1984]2004), MENDONÇA (2006). EM SEGUIDA, ABORDAMOS A FUNÇÃO DOS VERBOS INTRODUTORES DE OPINIÃO, A PARTIR DE MARCUSCHI (2007), BEM COMO A PROPOSIÇÃO DA BNCC ACERCA DESSA QUESTÃO, PARA, ENTÃO, ANALISARMOS ESSE TÓPICO EM UM VOLUME DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, APROVADO PELO PNLD- 2020. NO LIVRO ANALISADO FOI DISPENSADO UM ESPAÇO EXÍGUO PARA ANALISAR A INSERÇÃO DO DISCURSO RELATADO NAS NOTÍCIAS. QUANDO ESTUDADO, O USO DE DEPOIMENTOS É RELACIONADO APENAS À FUNÇÃO DE CONFERIR MAIOR CREDIBILIDADE AO TEXTO NOTICIOSO, NÃO SENDO ANALISADO O PAPEL DISCURSIVO-ARGUMENTATIVO DA SELEÇÃO DOS VERBOS INTRODUTORES. \r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: ENSINO DE LÍNGUA, ANÁLISE LINGUÍSTICO-A, DISCURSO RELATADO, VERBOS DICENDI, LIVRO DIDÁTICO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA, ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA, DISCURSO RELATADO, VERBOS DICENDI, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID3370_10062020151926.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA ALMEIDA DE BARROS ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "CAROLINA ALMEIDA" "autor_email" => "carolina.almeida@cabo.ifp" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69155 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 227 "inscrito_id" => 3370 "titulo" => "O TRATAMENTO DISPENSADO AOS VERBOS INTRODUTORES DO DISCURSO RELATADO EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE PROPOSITIVA" "resumo" => """ O TEXTO CONSTITUI-SE A UNIDADE DE ENSINO DA LÍNGUA, ARTICULADO NOS EIXOS DE LEITURA, PRODUÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA. MUITOS ESTUDIOSOS, ENTRETANTO, TÊM APONTADO PARA A ÊNFASE NA TERMINOLOGIA E NA TAXONOMIA, EM DETRIMENTO DE UMA REFLEXÃO LINGUÍSTICA SIGNIFICATIVA. NESTE ARTIGO, ANALISAMOS O TRATAMENTO DADO AOS VERBOS INTRODUTORES DO DISCURSO RELATADO NO GÊNERO NOTÍCIA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, A FIM DE RESPONDER SE AS ATIVIDADES PROPOSTAS ABORDAM O DISCURSO RELATADO COMO CONSTITUTIVO DESSE GÊNERO E EM QUE MEDIDA CONSIDERAM A ESCOLHA DO VERBO DICENDI COMO UM RECURSO LINGUÍSTICO IMPORTANTE PARA ALCANÇAR DETERMINADOS EFEITOS DE SENTIDO. PARA TANTO, INICIALMENTE, REFLETIMOS ACERCA DO ENSINO DE GRAMÁTICA NA ESCOLA E DA PROPOSIÇÃO DE UM ENSINO MAIS REFLEXIVO, A PARTIR DAS DISCUSSÕES DE ANTUNES (2003), GERALDI ([1984]2004), MENDONÇA (2006). EM SEGUIDA, ABORDAMOS A FUNÇÃO DOS VERBOS INTRODUTORES DE OPINIÃO, A PARTIR DE MARCUSCHI (2007), BEM COMO A PROPOSIÇÃO DA BNCC ACERCA DESSA QUESTÃO, PARA, ENTÃO, ANALISARMOS ESSE TÓPICO EM UM VOLUME DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, APROVADO PELO PNLD- 2020. NO LIVRO ANALISADO FOI DISPENSADO UM ESPAÇO EXÍGUO PARA ANALISAR A INSERÇÃO DO DISCURSO RELATADO NAS NOTÍCIAS. QUANDO ESTUDADO, O USO DE DEPOIMENTOS É RELACIONADO APENAS À FUNÇÃO DE CONFERIR MAIOR CREDIBILIDADE AO TEXTO NOTICIOSO, NÃO SENDO ANALISADO O PAPEL DISCURSIVO-ARGUMENTATIVO DA SELEÇÃO DOS VERBOS INTRODUTORES. \r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: ENSINO DE LÍNGUA, ANÁLISE LINGUÍSTICO-A, DISCURSO RELATADO, VERBOS DICENDI, LIVRO DIDÁTICO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA, ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA, DISCURSO RELATADO, VERBOS DICENDI, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID3370_10062020151926.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA ALMEIDA DE BARROS ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "CAROLINA ALMEIDA" "autor_email" => "carolina.almeida@cabo.ifp" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }