Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRATAMENTO DISPENSADO AOS VERBOS INTRODUTORES DO DISCURSO RELATADO EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE PROPOSITIVA

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA, ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA, DISCURSO RELATADO, VERBOS DICENDI, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69155
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 227
    "inscrito_id" => 3370
    "titulo" => "O TRATAMENTO DISPENSADO AOS VERBOS INTRODUTORES DO DISCURSO RELATADO EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE PROPOSITIVA"
    "resumo" => """
      O TEXTO CONSTITUI-SE A UNIDADE DE ENSINO DA LÍNGUA, ARTICULADO NOS EIXOS DE LEITURA, PRODUÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA. MUITOS ESTUDIOSOS, ENTRETANTO, TÊM APONTADO PARA A ÊNFASE NA TERMINOLOGIA E NA TAXONOMIA, EM DETRIMENTO DE UMA REFLEXÃO LINGUÍSTICA SIGNIFICATIVA. NESTE ARTIGO, ANALISAMOS O TRATAMENTO DADO AOS VERBOS INTRODUTORES DO DISCURSO RELATADO NO GÊNERO NOTÍCIA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, A FIM DE RESPONDER SE AS ATIVIDADES PROPOSTAS ABORDAM O DISCURSO RELATADO COMO CONSTITUTIVO DESSE GÊNERO E EM QUE MEDIDA CONSIDERAM A ESCOLHA DO VERBO DICENDI COMO UM RECURSO LINGUÍSTICO IMPORTANTE PARA ALCANÇAR DETERMINADOS EFEITOS DE SENTIDO. PARA TANTO, INICIALMENTE, REFLETIMOS ACERCA DO ENSINO DE GRAMÁTICA NA ESCOLA E DA PROPOSIÇÃO DE UM ENSINO MAIS REFLEXIVO, A PARTIR DAS DISCUSSÕES DE ANTUNES (2003), GERALDI ([1984]2004), MENDONÇA (2006). EM SEGUIDA, ABORDAMOS A FUNÇÃO DOS VERBOS INTRODUTORES DE OPINIÃO, A PARTIR DE MARCUSCHI (2007), BEM COMO A PROPOSIÇÃO DA BNCC ACERCA DESSA QUESTÃO, PARA, ENTÃO, ANALISARMOS ESSE TÓPICO EM UM VOLUME DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, APROVADO PELO PNLD- 2020. NO LIVRO ANALISADO FOI DISPENSADO UM ESPAÇO EXÍGUO PARA ANALISAR A INSERÇÃO DO DISCURSO RELATADO NAS NOTÍCIAS. QUANDO ESTUDADO, O USO DE DEPOIMENTOS É RELACIONADO APENAS À FUNÇÃO DE CONFERIR MAIOR CREDIBILIDADE AO TEXTO NOTICIOSO, NÃO SENDO ANALISADO O PAPEL DISCURSIVO-ARGUMENTATIVO DA SELEÇÃO DOS VERBOS INTRODUTORES. \r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: ENSINO DE LÍNGUA, ANÁLISE LINGUÍSTICO-A, DISCURSO RELATADO, VERBOS DICENDI, LIVRO DIDÁTICO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA, ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA, DISCURSO RELATADO, VERBOS DICENDI, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID3370_10062020151926.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA ALMEIDA DE BARROS ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA ALMEIDA"
    "autor_email" => "carolina.almeida@cabo.ifp"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69155
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 227
    "inscrito_id" => 3370
    "titulo" => "O TRATAMENTO DISPENSADO AOS VERBOS INTRODUTORES DO DISCURSO RELATADO EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE PROPOSITIVA"
    "resumo" => """
      O TEXTO CONSTITUI-SE A UNIDADE DE ENSINO DA LÍNGUA, ARTICULADO NOS EIXOS DE LEITURA, PRODUÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA. MUITOS ESTUDIOSOS, ENTRETANTO, TÊM APONTADO PARA A ÊNFASE NA TERMINOLOGIA E NA TAXONOMIA, EM DETRIMENTO DE UMA REFLEXÃO LINGUÍSTICA SIGNIFICATIVA. NESTE ARTIGO, ANALISAMOS O TRATAMENTO DADO AOS VERBOS INTRODUTORES DO DISCURSO RELATADO NO GÊNERO NOTÍCIA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, A FIM DE RESPONDER SE AS ATIVIDADES PROPOSTAS ABORDAM O DISCURSO RELATADO COMO CONSTITUTIVO DESSE GÊNERO E EM QUE MEDIDA CONSIDERAM A ESCOLHA DO VERBO DICENDI COMO UM RECURSO LINGUÍSTICO IMPORTANTE PARA ALCANÇAR DETERMINADOS EFEITOS DE SENTIDO. PARA TANTO, INICIALMENTE, REFLETIMOS ACERCA DO ENSINO DE GRAMÁTICA NA ESCOLA E DA PROPOSIÇÃO DE UM ENSINO MAIS REFLEXIVO, A PARTIR DAS DISCUSSÕES DE ANTUNES (2003), GERALDI ([1984]2004), MENDONÇA (2006). EM SEGUIDA, ABORDAMOS A FUNÇÃO DOS VERBOS INTRODUTORES DE OPINIÃO, A PARTIR DE MARCUSCHI (2007), BEM COMO A PROPOSIÇÃO DA BNCC ACERCA DESSA QUESTÃO, PARA, ENTÃO, ANALISARMOS ESSE TÓPICO EM UM VOLUME DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, APROVADO PELO PNLD- 2020. NO LIVRO ANALISADO FOI DISPENSADO UM ESPAÇO EXÍGUO PARA ANALISAR A INSERÇÃO DO DISCURSO RELATADO NAS NOTÍCIAS. QUANDO ESTUDADO, O USO DE DEPOIMENTOS É RELACIONADO APENAS À FUNÇÃO DE CONFERIR MAIOR CREDIBILIDADE AO TEXTO NOTICIOSO, NÃO SENDO ANALISADO O PAPEL DISCURSIVO-ARGUMENTATIVO DA SELEÇÃO DOS VERBOS INTRODUTORES. \r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: ENSINO DE LÍNGUA, ANÁLISE LINGUÍSTICO-A, DISCURSO RELATADO, VERBOS DICENDI, LIVRO DIDÁTICO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA, ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA, DISCURSO RELATADO, VERBOS DICENDI, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID3370_10062020151926.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA ALMEIDA DE BARROS ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA ALMEIDA"
    "autor_email" => "carolina.almeida@cabo.ifp"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O TEXTO CONSTITUI-SE A UNIDADE DE ENSINO DA LÍNGUA, ARTICULADO NOS EIXOS DE LEITURA, PRODUÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA. MUITOS ESTUDIOSOS, ENTRETANTO, TÊM APONTADO PARA A ÊNFASE NA TERMINOLOGIA E NA TAXONOMIA, EM DETRIMENTO DE UMA REFLEXÃO LINGUÍSTICA SIGNIFICATIVA. NESTE ARTIGO, ANALISAMOS O TRATAMENTO DADO AOS VERBOS INTRODUTORES DO DISCURSO RELATADO NO GÊNERO NOTÍCIA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, A FIM DE RESPONDER SE AS ATIVIDADES PROPOSTAS ABORDAM O DISCURSO RELATADO COMO CONSTITUTIVO DESSE GÊNERO E EM QUE MEDIDA CONSIDERAM A ESCOLHA DO VERBO DICENDI COMO UM RECURSO LINGUÍSTICO IMPORTANTE PARA ALCANÇAR DETERMINADOS EFEITOS DE SENTIDO. PARA TANTO, INICIALMENTE, REFLETIMOS ACERCA DO ENSINO DE GRAMÁTICA NA ESCOLA E DA PROPOSIÇÃO DE UM ENSINO MAIS REFLEXIVO, A PARTIR DAS DISCUSSÕES DE ANTUNES (2003), GERALDI ([1984]2004), MENDONÇA (2006). EM SEGUIDA, ABORDAMOS A FUNÇÃO DOS VERBOS INTRODUTORES DE OPINIÃO, A PARTIR DE MARCUSCHI (2007), BEM COMO A PROPOSIÇÃO DA BNCC ACERCA DESSA QUESTÃO, PARA, ENTÃO, ANALISARMOS ESSE TÓPICO EM UM VOLUME DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, APROVADO PELO PNLD- 2020. NO LIVRO ANALISADO FOI DISPENSADO UM ESPAÇO EXÍGUO PARA ANALISAR A INSERÇÃO DO DISCURSO RELATADO NAS NOTÍCIAS. QUANDO ESTUDADO, O USO DE DEPOIMENTOS É RELACIONADO APENAS À FUNÇÃO DE CONFERIR MAIOR CREDIBILIDADE AO TEXTO NOTICIOSO, NÃO SENDO ANALISADO O PAPEL DISCURSIVO-ARGUMENTATIVO DA SELEÇÃO DOS VERBOS INTRODUTORES. PALAVRAS-CHAVE: ENSINO DE LÍNGUA, ANÁLISE LINGUÍSTICO-A, DISCURSO RELATADO, VERBOS DICENDI, LIVRO DIDÁTICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.