Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVA CRÍTICA COM A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: LÚDICO, EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO E APRENDIZAGEM, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68640
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1996
    "inscrito_id" => 1070
    "titulo" => """
      FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVA CRÍTICA COM\r\n
      A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO PROCURA PROBLEMATIZAR A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL,\r\n
      APRESENTANDO OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA EM DUAS ESCOLAS DA REDE PARTICULAR DE\r\n
      ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB). SÃO MUITOS OS ESPECIALISTAS QUE NOS ALERTAM A RESPEITO DA\r\n
      IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, TENDO EM VISTA AS\r\n
      ESPECIFICIDADES QUE CARACTERIZAM A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS QUE SE ENCONTRAM NA SUA PRIMEIRA\r\n
      INFÂNCIA. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER DE QUE FORMA OS PROFESSORES DA\r\n
      EDUCAÇÃO INFANTIL TEM TRABALHADO A LUDICIDADE EM SALA DE AULA. O ESTUDO SUSCITA UMA REFLEXÃO\r\n
      SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE CRIAR ESPAÇOS NAS ESCOLAS, QUE POSSIBILITEM À CRIANÇA CRIAR, IMAGINAR,\r\n
      PRODUZIR CULTURA. ESPAÇOS QUE, DE ALGUMA FORMA, POSSAM SER TRANSFORMADOS POR ELAS, QUE POSSAM\r\n
      ACOLHER SUAS MANIFESTAÇÕES. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, TRATOU-SE DE UMA PESQUISA\r\n
      QUALITATIVA, COM ENFOQUE NUMA ABORDAGEM DESCRITIVA E ANALÍTICA, PARA QUAL RECORREMOS A FONTES\r\n
      BIBLIOGRÁFICAS E A PESQUISA EMPÍRICA. APESAR DAS PROFESSORAS, PARTICIPANTES DA PESQUISA,\r\n
      CONSIDEREM OS JOGOS E BRINCADEIRAS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA\r\n
      CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTES APARECEM DE FORMA MUITO TÍMIDA NO PLANEJAMENTO E NA\r\n
      ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E NA ROTINA DIÁRIA DAS TURMAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO E APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID1070_21092020231048.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "APARECIDA FERNANDES"
    "autor_email" => "professora_aparecida@yaho"
    "autor_ies" => "UNIESP"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68640
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1996
    "inscrito_id" => 1070
    "titulo" => """
      FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVA CRÍTICA COM\r\n
      A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO PROCURA PROBLEMATIZAR A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL,\r\n
      APRESENTANDO OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA EM DUAS ESCOLAS DA REDE PARTICULAR DE\r\n
      ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB). SÃO MUITOS OS ESPECIALISTAS QUE NOS ALERTAM A RESPEITO DA\r\n
      IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, TENDO EM VISTA AS\r\n
      ESPECIFICIDADES QUE CARACTERIZAM A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS QUE SE ENCONTRAM NA SUA PRIMEIRA\r\n
      INFÂNCIA. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER DE QUE FORMA OS PROFESSORES DA\r\n
      EDUCAÇÃO INFANTIL TEM TRABALHADO A LUDICIDADE EM SALA DE AULA. O ESTUDO SUSCITA UMA REFLEXÃO\r\n
      SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE CRIAR ESPAÇOS NAS ESCOLAS, QUE POSSIBILITEM À CRIANÇA CRIAR, IMAGINAR,\r\n
      PRODUZIR CULTURA. ESPAÇOS QUE, DE ALGUMA FORMA, POSSAM SER TRANSFORMADOS POR ELAS, QUE POSSAM\r\n
      ACOLHER SUAS MANIFESTAÇÕES. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, TRATOU-SE DE UMA PESQUISA\r\n
      QUALITATIVA, COM ENFOQUE NUMA ABORDAGEM DESCRITIVA E ANALÍTICA, PARA QUAL RECORREMOS A FONTES\r\n
      BIBLIOGRÁFICAS E A PESQUISA EMPÍRICA. APESAR DAS PROFESSORAS, PARTICIPANTES DA PESQUISA,\r\n
      CONSIDEREM OS JOGOS E BRINCADEIRAS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA\r\n
      CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTES APARECEM DE FORMA MUITO TÍMIDA NO PLANEJAMENTO E NA\r\n
      ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E NA ROTINA DIÁRIA DAS TURMAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO E APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID1070_21092020231048.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "APARECIDA FERNANDES"
    "autor_email" => "professora_aparecida@yaho"
    "autor_ies" => "UNIESP"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO PROCURA PROBLEMATIZAR A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, APRESENTANDO OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA EM DUAS ESCOLAS DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB). SÃO MUITOS OS ESPECIALISTAS QUE NOS ALERTAM A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, TENDO EM VISTA AS ESPECIFICIDADES QUE CARACTERIZAM A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS QUE SE ENCONTRAM NA SUA PRIMEIRA INFÂNCIA. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER DE QUE FORMA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL TEM TRABALHADO A LUDICIDADE EM SALA DE AULA. O ESTUDO SUSCITA UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE CRIAR ESPAÇOS NAS ESCOLAS, QUE POSSIBILITEM À CRIANÇA CRIAR, IMAGINAR, PRODUZIR CULTURA. ESPAÇOS QUE, DE ALGUMA FORMA, POSSAM SER TRANSFORMADOS POR ELAS, QUE POSSAM ACOLHER SUAS MANIFESTAÇÕES. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, TRATOU-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM ENFOQUE NUMA ABORDAGEM DESCRITIVA E ANALÍTICA, PARA QUAL RECORREMOS A FONTES BIBLIOGRÁFICAS E A PESQUISA EMPÍRICA. APESAR DAS PROFESSORAS, PARTICIPANTES DA PESQUISA, CONSIDEREM OS JOGOS E BRINCADEIRAS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTES APARECEM DE FORMA MUITO TÍMIDA NO PLANEJAMENTO E NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E NA ROTINA DIÁRIA DAS TURMAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.