O PRESENTE ARTIGO PROCURA PROBLEMATIZAR A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL,
APRESENTANDO OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA EM DUAS ESCOLAS DA REDE PARTICULAR DE
ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB). SÃO MUITOS OS ESPECIALISTAS QUE NOS ALERTAM A RESPEITO DA
IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, TENDO EM VISTA AS
ESPECIFICIDADES QUE CARACTERIZAM A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS QUE SE ENCONTRAM NA SUA PRIMEIRA
INFÂNCIA. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER DE QUE FORMA OS PROFESSORES DA
EDUCAÇÃO INFANTIL TEM TRABALHADO A LUDICIDADE EM SALA DE AULA. O ESTUDO SUSCITA UMA REFLEXÃO
SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE CRIAR ESPAÇOS NAS ESCOLAS, QUE POSSIBILITEM À CRIANÇA CRIAR, IMAGINAR,
PRODUZIR CULTURA. ESPAÇOS QUE, DE ALGUMA FORMA, POSSAM SER TRANSFORMADOS POR ELAS, QUE POSSAM
ACOLHER SUAS MANIFESTAÇÕES. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, TRATOU-SE DE UMA PESQUISA
QUALITATIVA, COM ENFOQUE NUMA ABORDAGEM DESCRITIVA E ANALÍTICA, PARA QUAL RECORREMOS A FONTES
BIBLIOGRÁFICAS E A PESQUISA EMPÍRICA. APESAR DAS PROFESSORAS, PARTICIPANTES DA PESQUISA,
CONSIDEREM OS JOGOS E BRINCADEIRAS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA
CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTES APARECEM DE FORMA MUITO TÍMIDA NO PLANEJAMENTO E NA
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E NA ROTINA DIÁRIA DAS TURMAS.