NO ENSINO MÉDIO, O CONTEÚDO DE BOTÂNICA ENSINADO AINDA É CONSIDERADO DE GRANDE DIFICULDADE DE ASSIMILAÇÃO, ENFADONHO E DISTANTE DA REALIDADE DOS ESTUDANTES. DENTRE AS CAUSAS ASSOCIADAS A ESSAS DIFICULDADES DESTACAM-SE AS POUCAS ATIVIDADES PRÁTICAS, A LIMITADA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELOS ESTUDANTES, O ESTUDO DESCONTEXTUALIZADO E AS LIMITAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES. NESSE TRABALHO, É FEITO O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ENSINO DE BOTÂNICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, IMPOSTO PELA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, NA QUAL FOI UTILIZADA A CONSTRUÇÃO DE EXSICATAS COMO RECURSO DIDÁTICO. A PROPOSTA APRESENTADA FOI BEM ACOLHIDA PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES, QUE RELATARAM UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE BOTÂNICA APÓS A REALIZAÇÃO DA PRÁTICA. NOSSO RELATO AQUI EVIDÊNCIA A POSSIBILIDADE DA INCLUSÃO DE AULAS PRÁTICAS NAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, MESMO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL OU NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.