O PRESENTE ESTUDO TEM COMO TEMÁTICA, A ESCOLA NA ROÇA. ESSE PROBLEMÁTICA FOI LEVANTADA EM UMA PESQUISA JÁ CONCLUÍDA, TENDO COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO A EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO SUDOESTE DO PARANÁ. DESSE ESTUDO, APROFUNDOU-SE PROJETOS E EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DESENVOLVIDAS PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS NESSA REGIÃO, EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO POPULAR PARA AS PESSOAS QUE VIVIAM NA ROÇA, OU MELHOR NO MEIO RURAL. AQUI, NOSSO OBJETIVO, A PARTIR DAS LEITURAS E MATERIAL JÁ COLHIDOS, E, DE NOVOS ELEMENTOS HISTÓRICOS, É RECONSTRUIR HISTORICAMENTE, DE FORMA BREVE, COMO FOI PENSADO, DESDE A DÉCADA DE 1970, ESSA PROPOSTA EDUCACIONAL POPULAR. DESTA FORMA, ABORDAREMOS, A PARTIR DESSA DÉCADA ATÉ A DÉCADA DE 1990, OS PROJETOS E EXPERIÊNCIAS CONSTRUÍDO, DE UMA ESCOLA NA ROÇA. DOIS ELEMENTOS ENCONTRADOS NESSES PROJETOS DESTACAMOS: PRIMEIRO, QUE A EDUCAÇÃO PROPOSTA NESSAS ESCOLAS, TEVE UM CAMINHO CLARO: ALIAR O CONHECIMENTO CIENTIFICO (TEORIA) COM AS EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS JÁ CONSTRUÍDAS (PRÁTICA), PASSADAS HISTORICAMENTE. SEGUNDO, QUE AS ESCOLAS CONSTRUÍDAS, PARTIRAM DA PRÓPRIA REALIDADE CONCRETA DOS SUJEITOS SOCIAIS ENVOLVIDOS. PROCURA-SE APONTAR A IMPORTÂNCIA DE UMA ESCOLA NA ROÇA, A PARTIR DE UMA EDUCAÇÃO POPULAR DAS PESSOAS DO MEIO RURAL, MAIS DO QUE ISSO, A BUSCA DE UMA ESCOLA COM UMA IDENTIDADE PRÓPRIA DA REGIÃO. EVIDENCIANDO QUE ESSE TRABALHO, É, MAIS UM PROJETO PEDAGÓGICO PENSADO E DESENVOLVIDO PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS DA REGIÃO. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE ANÁLISE DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, ARTICULADAS A FONTES PRIMÁRIAS COMO: REVISTAS, RELATÓRIOS, VÍDEOS E LIVROS ESPECÍFICOS DA TEMÁTICA.