TRATA-SE DE UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, DESENVOLVIDA EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR, DE FORMA CONTEXTUALIZADA, A VISÃO DAS GESTORAS DA UNIDADE, ACERCA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, E SUAS POSSIBILIDADES DE USO NO TRABALHO PEDAGÓGICO. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES NO ESPAÇO DO CREI, BEM COMO ENTREVISTAS COM AS GESTORAS, SENDO UTILIZADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA DISCUSSÃO DOS DADOS CONSTRUÍDOS. OBSERVOU-SE QUE A EQUIPE DA INSTITUIÇÃO ESTIMULA O BRINCAR NOS DIVERSOS ESPAÇOS, E QUE AS GESTORAS RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DESSA ATIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, APRESENTANDO CONHECIMENTOS TEÓRICOS TANTO QUANTO DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS. DESTACAM, AINDA, A OBSERVAÇÃO DO BRINCAR UM MEIO PARA O EDUCADOR CONHECER LIMITES E AVANÇOS DAS CRIANÇAS, E O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO NECESSÁRIOS PARA OPORTUNIZAR NOVAS APRENDIZAGENS, RECONHECENDO AINDA O BRINCAR LIVRE COMO POTENCIALIZADOR DO DESENVOLVIMENTO.