Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR (TDO) E AS AULAS DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR, CIÊNCIAS, INCLUSÃO ESCOLAR, , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69618
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 748
    "titulo" => "TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR (TDO) E AS AULAS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR (TDO) ? UM TRANSTORNO PSICOL?GICO CARACTERIZADO, PRINCIPALMENTE, POR UM PADR?O DE CONDUTA ANTISSOCIAL EVIDENCIADO PELA AGRESSIVIDADE E VIOLA??O DAS NORMAS SOCIAIS. POR CONTA DAS MANIFESTA??ES CLINICAS DO TRANSTORNO A CRIAN?A OU ADOLESCENTE COM TDO ENFRENTA MUITAS DIFICULDADES NO AMBIENTE ESCOLAR. CONTUDO, AINDA H? RELATIVA ESCASSEZ DE TRABALHOS SOBRE O TDO, ESPECIFICAMENTE RELATANDO A INSER??O DESTES ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULAS DE CI?NCIAS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU REALIZAR UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DE OBSERVA??ES DE UM ALUNO COM TDO EM AULAS DE CI?NCIAS, A FIM DE INVESTIGAR O PROCESSO DE EDUCA??O INCLUSIVA, IDENTIFICANDO SUAS POSS?VEIS DIFICULDADES. O EXPERIMENTO FOI DESENVOLVIDO COM UM ALUNO DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIAGNOSTICADO COM TDO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVA??ES E QUESTION?RIOS, OS QUAIS FORAM ANALISADOS DE FORMA QUALITATIVA E DESCRITIVA. OS DADOS NOS APONTARAM QUE O ALUNO POSSUI CONDUTAS AGRESSIVAS E EXPLOSIVAS, POSSIVELMENTE AGRAVADAS POR SEU AMBIENTE FAMILIAR, CONFORME RELATADO NAS ENTREVISTAS. O COMPORTAMENTO DO ALUNO ATRAPALHAVA O CONV?VIO GERAL DA SALA, AVERIGUADO NAS OBSERVA??ES, PREJUDICANDO CONSIDERAVELMENTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DEMAIS ALUNOS DA TURMA. NAS AULAS DE CI?NCIAS, O ALUNO SE MANTINHA DESLOCADO, TENDO GRANDE DIFICULDADE COM CONTE?DO, O QUAL N?O ERA APRESENTADO DE FORMA DIVERSIFICADA NO INTUITO DE DESPERTAR O SEU INTERESSE, ASSIM O ALUNO SEMPRE VOLTAVA A PERTURBAR OS DEMAIS NA SALA DE AULA. TANTO A PROFESSORA, QUANTO TODA EQUIPE PEDAG?GICA, N?O POSSU?AM O PREPARO NECESS?RIO PARA O PROCESSO INCLUSIVO DESTE ALUNO, SENDO PRECISO UMA MAIOR CAPACITA??O COM CURSOS DE FORMA??O CONTINUADA. ? DE EXTREMA IMPORT?NCIA QUE HAJA A ADAPTA??O E INCLUS?O DESSES ALUNOS NO AMBIENTE ESCOLAR, SENDO QUE TODOS E N?O SOMENTE O PROFESSOR SE SINTA PREPARADO PARA LIDAR COM TAIS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR, CIÊNCIAS, INCLUSÃO ESCOLAR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID748_20032020161726.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SILMARA SARTORETO"
    "autor_email" => "silmara.sartoreto@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA- UEL"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69618
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 748
    "titulo" => "TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR (TDO) E AS AULAS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR (TDO) ? UM TRANSTORNO PSICOL?GICO CARACTERIZADO, PRINCIPALMENTE, POR UM PADR?O DE CONDUTA ANTISSOCIAL EVIDENCIADO PELA AGRESSIVIDADE E VIOLA??O DAS NORMAS SOCIAIS. POR CONTA DAS MANIFESTA??ES CLINICAS DO TRANSTORNO A CRIAN?A OU ADOLESCENTE COM TDO ENFRENTA MUITAS DIFICULDADES NO AMBIENTE ESCOLAR. CONTUDO, AINDA H? RELATIVA ESCASSEZ DE TRABALHOS SOBRE O TDO, ESPECIFICAMENTE RELATANDO A INSER??O DESTES ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULAS DE CI?NCIAS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU REALIZAR UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DE OBSERVA??ES DE UM ALUNO COM TDO EM AULAS DE CI?NCIAS, A FIM DE INVESTIGAR O PROCESSO DE EDUCA??O INCLUSIVA, IDENTIFICANDO SUAS POSS?VEIS DIFICULDADES. O EXPERIMENTO FOI DESENVOLVIDO COM UM ALUNO DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIAGNOSTICADO COM TDO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVA??ES E QUESTION?RIOS, OS QUAIS FORAM ANALISADOS DE FORMA QUALITATIVA E DESCRITIVA. OS DADOS NOS APONTARAM QUE O ALUNO POSSUI CONDUTAS AGRESSIVAS E EXPLOSIVAS, POSSIVELMENTE AGRAVADAS POR SEU AMBIENTE FAMILIAR, CONFORME RELATADO NAS ENTREVISTAS. O COMPORTAMENTO DO ALUNO ATRAPALHAVA O CONV?VIO GERAL DA SALA, AVERIGUADO NAS OBSERVA??ES, PREJUDICANDO CONSIDERAVELMENTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DEMAIS ALUNOS DA TURMA. NAS AULAS DE CI?NCIAS, O ALUNO SE MANTINHA DESLOCADO, TENDO GRANDE DIFICULDADE COM CONTE?DO, O QUAL N?O ERA APRESENTADO DE FORMA DIVERSIFICADA NO INTUITO DE DESPERTAR O SEU INTERESSE, ASSIM O ALUNO SEMPRE VOLTAVA A PERTURBAR OS DEMAIS NA SALA DE AULA. TANTO A PROFESSORA, QUANTO TODA EQUIPE PEDAG?GICA, N?O POSSU?AM O PREPARO NECESS?RIO PARA O PROCESSO INCLUSIVO DESTE ALUNO, SENDO PRECISO UMA MAIOR CAPACITA??O COM CURSOS DE FORMA??O CONTINUADA. ? DE EXTREMA IMPORT?NCIA QUE HAJA A ADAPTA??O E INCLUS?O DESSES ALUNOS NO AMBIENTE ESCOLAR, SENDO QUE TODOS E N?O SOMENTE O PROFESSOR SE SINTA PREPARADO PARA LIDAR COM TAIS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR, CIÊNCIAS, INCLUSÃO ESCOLAR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID748_20032020161726.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SILMARA SARTORETO"
    "autor_email" => "silmara.sartoreto@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA- UEL"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR (TDO) ? UM TRANSTORNO PSICOL?GICO CARACTERIZADO, PRINCIPALMENTE, POR UM PADR?O DE CONDUTA ANTISSOCIAL EVIDENCIADO PELA AGRESSIVIDADE E VIOLA??O DAS NORMAS SOCIAIS. POR CONTA DAS MANIFESTA??ES CLINICAS DO TRANSTORNO A CRIAN?A OU ADOLESCENTE COM TDO ENFRENTA MUITAS DIFICULDADES NO AMBIENTE ESCOLAR. CONTUDO, AINDA H? RELATIVA ESCASSEZ DE TRABALHOS SOBRE O TDO, ESPECIFICAMENTE RELATANDO A INSER??O DESTES ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULAS DE CI?NCIAS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU REALIZAR UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DE OBSERVA??ES DE UM ALUNO COM TDO EM AULAS DE CI?NCIAS, A FIM DE INVESTIGAR O PROCESSO DE EDUCA??O INCLUSIVA, IDENTIFICANDO SUAS POSS?VEIS DIFICULDADES. O EXPERIMENTO FOI DESENVOLVIDO COM UM ALUNO DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIAGNOSTICADO COM TDO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVA??ES E QUESTION?RIOS, OS QUAIS FORAM ANALISADOS DE FORMA QUALITATIVA E DESCRITIVA. OS DADOS NOS APONTARAM QUE O ALUNO POSSUI CONDUTAS AGRESSIVAS E EXPLOSIVAS, POSSIVELMENTE AGRAVADAS POR SEU AMBIENTE FAMILIAR, CONFORME RELATADO NAS ENTREVISTAS. O COMPORTAMENTO DO ALUNO ATRAPALHAVA O CONV?VIO GERAL DA SALA, AVERIGUADO NAS OBSERVA??ES, PREJUDICANDO CONSIDERAVELMENTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DEMAIS ALUNOS DA TURMA. NAS AULAS DE CI?NCIAS, O ALUNO SE MANTINHA DESLOCADO, TENDO GRANDE DIFICULDADE COM CONTE?DO, O QUAL N?O ERA APRESENTADO DE FORMA DIVERSIFICADA NO INTUITO DE DESPERTAR O SEU INTERESSE, ASSIM O ALUNO SEMPRE VOLTAVA A PERTURBAR OS DEMAIS NA SALA DE AULA. TANTO A PROFESSORA, QUANTO TODA EQUIPE PEDAG?GICA, N?O POSSU?AM O PREPARO NECESS?RIO PARA O PROCESSO INCLUSIVO DESTE ALUNO, SENDO PRECISO UMA MAIOR CAPACITA??O COM CURSOS DE FORMA??O CONTINUADA. ? DE EXTREMA IMPORT?NCIA QUE HAJA A ADAPTA??O E INCLUS?O DESSES ALUNOS NO AMBIENTE ESCOLAR, SENDO QUE TODOS E N?O SOMENTE O PROFESSOR SE SINTA PREPARADO PARA LIDAR COM TAIS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.