O TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR (TDO) ? UM TRANSTORNO PSICOL?GICO CARACTERIZADO, PRINCIPALMENTE, POR UM PADR?O DE CONDUTA ANTISSOCIAL EVIDENCIADO PELA AGRESSIVIDADE E VIOLA??O DAS NORMAS SOCIAIS. POR CONTA DAS MANIFESTA??ES CLINICAS DO TRANSTORNO A CRIAN?A OU ADOLESCENTE COM TDO ENFRENTA MUITAS DIFICULDADES NO AMBIENTE ESCOLAR. CONTUDO, AINDA H? RELATIVA ESCASSEZ DE TRABALHOS SOBRE O TDO, ESPECIFICAMENTE RELATANDO A INSER??O DESTES ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULAS DE CI?NCIAS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU REALIZAR UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DE OBSERVA??ES DE UM ALUNO COM TDO EM AULAS DE CI?NCIAS, A FIM DE INVESTIGAR O PROCESSO DE EDUCA??O INCLUSIVA, IDENTIFICANDO SUAS POSS?VEIS DIFICULDADES. O EXPERIMENTO FOI DESENVOLVIDO COM UM ALUNO DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIAGNOSTICADO COM TDO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVA??ES E QUESTION?RIOS, OS QUAIS FORAM ANALISADOS DE FORMA QUALITATIVA E DESCRITIVA. OS DADOS NOS APONTARAM QUE O ALUNO POSSUI CONDUTAS AGRESSIVAS E EXPLOSIVAS, POSSIVELMENTE AGRAVADAS POR SEU AMBIENTE FAMILIAR, CONFORME RELATADO NAS ENTREVISTAS. O COMPORTAMENTO DO ALUNO ATRAPALHAVA O CONV?VIO GERAL DA SALA, AVERIGUADO NAS OBSERVA??ES, PREJUDICANDO CONSIDERAVELMENTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DEMAIS ALUNOS DA TURMA. NAS AULAS DE CI?NCIAS, O ALUNO SE MANTINHA DESLOCADO, TENDO GRANDE DIFICULDADE COM CONTE?DO, O QUAL N?O ERA APRESENTADO DE FORMA DIVERSIFICADA NO INTUITO DE DESPERTAR O SEU INTERESSE, ASSIM O ALUNO SEMPRE VOLTAVA A PERTURBAR OS DEMAIS NA SALA DE AULA. TANTO A PROFESSORA, QUANTO TODA EQUIPE PEDAG?GICA, N?O POSSU?AM O PREPARO NECESS?RIO PARA O PROCESSO INCLUSIVO DESTE ALUNO, SENDO PRECISO UMA MAIOR CAPACITA??O COM CURSOS DE FORMA??O CONTINUADA. ? DE EXTREMA IMPORT?NCIA QUE HAJA A ADAPTA??O E INCLUS?O DESSES ALUNOS NO AMBIENTE ESCOLAR, SENDO QUE TODOS E N?O SOMENTE O PROFESSOR SE SINTA PREPARADO PARA LIDAR COM TAIS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.