Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE ESPELHOS E MÁSCARAS: REFLEXOS DA REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA LITERATURA MACHADIANA.

Palavra-chaves: LITERATURA, ESCRITORES NEGROS, MACHADO DE ASSIS, PRECONCEITO RACIAL, Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68543
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1235
    "inscrito_id" => 6307
    "titulo" => "ENTRE ESPELHOS E MÁSCARAS: REFLEXOS DA REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA LITERATURA MACHADIANA."
    "resumo" => "ESTE ARTIGO SE PROPÕE A PROBLEMATIZAR A FORMA COMO A CRÍTICA LITERÁRIA INVESTIU NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO ESCRITOR MACHADO DE ASSIS EM RELAÇÃO A SUA ETNIA E AOS ASPECTOS ANALÍTICOS DE SUAS OBRAS NO QUE CONCERNE ÀS QUESTÕES QUE ENVOLVEM AS PROBLEMÁTICAS VOLTADAS PARA OS NEGROS NA SOCIEDADE DO SÉCULO XIX.  A PESQUISA BUSCA AVALIAR A FORMA COMO O ENSINO DA LITERATURA BRASILEIRA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES TEM DISCUTIDO ESTAS QUESTÕES E QUAL O NÍVEL DE PERMANÊNCIA OU RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PRECONCEITUOSAS E ESCAMOTEADORAS DA DISSEMINAÇÃO DA LITERATURA DE ESCRITORES NEGROS E DAS TEMÁTICAS QUE ENVOLVEM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS FAZEM PARTE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA SOBRE PARTE DA CRÍTICA LITERÁRIA E BIOGRÁFICA DE ESTUDOS VOLTADOS PARA A ESCRITA MACHADIANA, E DE OBSERVAÇÕES DE FATOS OCORRIDOS NO PAÍS NA OCASIÃO DA COMEMORAÇÃO DOS 180 ANOS DO ESCRITOR. A CRÍTICA DE TEÓRICOS DA LITERATURA, SEMIOLOGIA E CULTURA COMO WERNEK (1996), CANDIDO (1985), BOSI (1992), BHABHA (1998), FANON (1983) E BARTHES (1987) MAPEIAM OS PONTOS DE FUGA PARA A ELABORAÇÃO DE OUTROS OLHARES E NOVAS PRÁTICAS EM RELAÇÃO AOS TEXTOS ESCRITOS POR MACHADO DE ASSIS, NA TENTATIVA DE APONTAR NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DA LITERATURA, AO CONSIDERAR A RELEVÂNCIA E SIGNIFICAÇÃO DOS TEXTOS MACHADIANOS QUE RETRATAM A SOCIEDADE PRECONCEITUOSA E RACISTA DE SUA ÉPOCA, MAS QUE, NÃO POR ACASO, SOBREVIVE AOS NOSSOS DIAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, ESCRITORES NEGROS, MACHADO DE ASSIS, PRECONCEITO RACIAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA6_ID6307_01092020011702.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOELA GALLOTTI"
    "autor_nome_curto" => "GALLOTTI"
    "autor_email" => "manoelagallotti@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68543
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1235
    "inscrito_id" => 6307
    "titulo" => "ENTRE ESPELHOS E MÁSCARAS: REFLEXOS DA REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA LITERATURA MACHADIANA."
    "resumo" => "ESTE ARTIGO SE PROPÕE A PROBLEMATIZAR A FORMA COMO A CRÍTICA LITERÁRIA INVESTIU NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO ESCRITOR MACHADO DE ASSIS EM RELAÇÃO A SUA ETNIA E AOS ASPECTOS ANALÍTICOS DE SUAS OBRAS NO QUE CONCERNE ÀS QUESTÕES QUE ENVOLVEM AS PROBLEMÁTICAS VOLTADAS PARA OS NEGROS NA SOCIEDADE DO SÉCULO XIX.  A PESQUISA BUSCA AVALIAR A FORMA COMO O ENSINO DA LITERATURA BRASILEIRA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES TEM DISCUTIDO ESTAS QUESTÕES E QUAL O NÍVEL DE PERMANÊNCIA OU RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PRECONCEITUOSAS E ESCAMOTEADORAS DA DISSEMINAÇÃO DA LITERATURA DE ESCRITORES NEGROS E DAS TEMÁTICAS QUE ENVOLVEM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS FAZEM PARTE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA SOBRE PARTE DA CRÍTICA LITERÁRIA E BIOGRÁFICA DE ESTUDOS VOLTADOS PARA A ESCRITA MACHADIANA, E DE OBSERVAÇÕES DE FATOS OCORRIDOS NO PAÍS NA OCASIÃO DA COMEMORAÇÃO DOS 180 ANOS DO ESCRITOR. A CRÍTICA DE TEÓRICOS DA LITERATURA, SEMIOLOGIA E CULTURA COMO WERNEK (1996), CANDIDO (1985), BOSI (1992), BHABHA (1998), FANON (1983) E BARTHES (1987) MAPEIAM OS PONTOS DE FUGA PARA A ELABORAÇÃO DE OUTROS OLHARES E NOVAS PRÁTICAS EM RELAÇÃO AOS TEXTOS ESCRITOS POR MACHADO DE ASSIS, NA TENTATIVA DE APONTAR NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DA LITERATURA, AO CONSIDERAR A RELEVÂNCIA E SIGNIFICAÇÃO DOS TEXTOS MACHADIANOS QUE RETRATAM A SOCIEDADE PRECONCEITUOSA E RACISTA DE SUA ÉPOCA, MAS QUE, NÃO POR ACASO, SOBREVIVE AOS NOSSOS DIAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, ESCRITORES NEGROS, MACHADO DE ASSIS, PRECONCEITO RACIAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA6_ID6307_01092020011702.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOELA GALLOTTI"
    "autor_nome_curto" => "GALLOTTI"
    "autor_email" => "manoelagallotti@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO SE PROPÕE A PROBLEMATIZAR A FORMA COMO A CRÍTICA LITERÁRIA INVESTIU NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO ESCRITOR MACHADO DE ASSIS EM RELAÇÃO A SUA ETNIA E AOS ASPECTOS ANALÍTICOS DE SUAS OBRAS NO QUE CONCERNE ÀS QUESTÕES QUE ENVOLVEM AS PROBLEMÁTICAS VOLTADAS PARA OS NEGROS NA SOCIEDADE DO SÉCULO XIX. A PESQUISA BUSCA AVALIAR A FORMA COMO O ENSINO DA LITERATURA BRASILEIRA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES TEM DISCUTIDO ESTAS QUESTÕES E QUAL O NÍVEL DE PERMANÊNCIA OU RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PRECONCEITUOSAS E ESCAMOTEADORAS DA DISSEMINAÇÃO DA LITERATURA DE ESCRITORES NEGROS E DAS TEMÁTICAS QUE ENVOLVEM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS FAZEM PARTE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA SOBRE PARTE DA CRÍTICA LITERÁRIA E BIOGRÁFICA DE ESTUDOS VOLTADOS PARA A ESCRITA MACHADIANA, E DE OBSERVAÇÕES DE FATOS OCORRIDOS NO PAÍS NA OCASIÃO DA COMEMORAÇÃO DOS 180 ANOS DO ESCRITOR. A CRÍTICA DE TEÓRICOS DA LITERATURA, SEMIOLOGIA E CULTURA COMO WERNEK (1996), CANDIDO (1985), BOSI (1992), BHABHA (1998), FANON (1983) E BARTHES (1987) MAPEIAM OS PONTOS DE FUGA PARA A ELABORAÇÃO DE OUTROS OLHARES E NOVAS PRÁTICAS EM RELAÇÃO AOS TEXTOS ESCRITOS POR MACHADO DE ASSIS, NA TENTATIVA DE APONTAR NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DA LITERATURA, AO CONSIDERAR A RELEVÂNCIA E SIGNIFICAÇÃO DOS TEXTOS MACHADIANOS QUE RETRATAM A SOCIEDADE PRECONCEITUOSA E RACISTA DE SUA ÉPOCA, MAS QUE, NÃO POR ACASO, SOBREVIVE AOS NOSSOS DIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.