ESTE TRABALHO TRAZ O RECORTE DE UMA PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETIVO NORTEADOR INVESTIGAR AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO EM QUE OCORRE A ALFABETIZAÇÃO EM SALAS DE AULA DOS DOIS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. PARA ISSO, FORAM ENTREVISTADOS SEIS PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE ESTADUAL PAULISTA ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. ALÉM DAS ENTREVISTAS, PARA COMPOR NOSSO CORPUS OBSERVAMOS AULAS E REALIZAMOS REGISTROS EM CADERNO DE CAMPO. PARA ANALISAR OS DADOS VALEMO-NOS DA ANÁLISE DE DISCURSO PÊCHEUXTIANA E DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA DO LETRAMENTO. CONCLUÍMOS QUE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO EM QUE SE DÁ A ALFABETIZAÇÃO EM SALA DE AULA NÃO POSSIBILITA AO EDUCANDO DELEITAR-SE DE/EM TEXTOS LITERÁRIOS, POIS A UTILIZAÇÃO DESSES SE DÁ NO ÂMBITO DA PARÁFRASE EXCLUINDO AS POSSIBILIDADES POLISSÊMICAS. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE HÁ UMA RELAÇÃO DE SUBMISSÃO DO PROFESSOR EM RELAÇÃO AO MATERIAL DIDÁTICO. DEFENDEMOS QUE O TRABALHO COM A TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA DO LETRAMENTO E A LITERATURA DEVA CONDUZIR O ALUNO A OCUPAR POSIÇÕES DISCURSIVAS QUE LHES POSSIBILITEM PRODUZIR SENTIDOS, INSTAURAR DIFERENTES GESTOS DE INTERPRETAÇÃO E REALIZAR LEITURAS OUTRAS, QUE RESPEITEM E LEVEM EM CONTA SUA SINGULARIDADE.