DIANTE DA CRISE PANDÊMICA CAUSADA PELA COVID-19, PELA MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO DA VIDA, DIVERSOS PROCESSOS FORAM TRANSFORMADOS DE FORMA URGENTE. ESTE CENÁRIO FORÇOU A SUSPENSÃO IMEDIATA DE AULAS PRESENCIAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE TODOS OS NÍVEIS NO MUNDO TODO. COMO UMA SOLUÇÃO EMERGENCIAL E PALIATIVA, DIVERSOS AGENTES PÚBLICOS, INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ADERIRAM AO ENSINO A DISTÂNCIA POR MEIO DE AULAS ONLINE. ENTRETANTO A FALTA DE UMA ESTRUTURA REALMENTE CAPAZ DE ATENDER AS NECESSIDADES REVELA UM OUTRO PROBLEMA QUE PRECISA SER SANADO COM URGÊNCIA, O DESPREPARO DE MILHÕES DE DOCENTES PARA O ENSINO ATRAVÉS DE AULAS REMOTAS. ALÉM DE QUE MILHÕES DE ALUNOS NÃO TEM CONDIÇÃO NENHUMA DE TER ACESSO AOS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM, POR CAUSA DAS LIMITAÇÕES COMO FALTA DE DISPOSITIVOS COMO COMPUTADORES, NOTEBOOKS, TABLETS E SMARTPHONES, OU ATÉ MESMO A FALTA DE ACESSO A INTERNET. CONSIDERANDO QUE, AINDA NÃO SE DÁ PRA GARANTIR EVIDENTEMENTE A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM DENTRO DAS DEMAIS CONDIÇÕES EM QUE OS ALUNOS SÃO EXPOSTOS PARA CONSEGUIR ASSISTIR AS AULAS REMOTAS.