A TEMÁTICA E O SIGNIFICADO DO TERMO MULTILETRAMENTO REMETEM À DIVERSIDADE CULTURAL DA MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS, EM TEXTOS MULTIMODAIS E MULTISSEMIÓTICOS NA FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE, LEVANDO À CAPACIDADE DE UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM PARA A CRIAÇÃO DE SENTIDOS. OPTOU-SE PELO DESENHO DE PESQUISA DESCRITIVA, DE CORTE TRANSVERSAL COM ENFOQUE QUALITATIVO. OS PARTICIPANTES SÃO FORMADOS POR 05 (CINCO) PESSOAS, ENTRE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, APOIO PEDAGÓGICO E GESTORA EDUCACIONAL, OS QUAIS TÊM RELAÇÃO DIRETA COM A ATUAÇÃO NA ÁREA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SELECIONADOS DE MANEIRA INTENCIONAL E NÃO PROBABILÍSTICA. OS INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS SÃO A ENTREVISTA E A ANÁLISE DOCUMENTAL. UMA POSSÍVEL RESPOSTA À QUESTÃO DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DA APLICABILIDADE DO MULTILETRAMENTO NA FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL MARIA CALDERARO-AM, DIZ RESPEITO, PRINCIPALMENTE, À FORMAÇÃO INADEQUADA E À ESCASSEZ DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO DOS DOCENTES, DISTANCIADOS E DESCONECTADOS DA REALIDADE DOS ALUNOS, OS QUAIS NÃO DEMONSTRAM INTERESSE PELOS CONTEÚDOS ENGESSADOS DA EDUCAÇÃO FORMAL.