ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM ENFOQUE NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DESTA METODOLOGIA NO ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS. OCORREU ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIVIDIDA EM TRÊS MOMENTOS, SENDO O PRIMEIRO A PROBLEMATIZAÇÃO, O SEGUNDO, O LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E HIPÓTESES E O TERCEIRO, A EXPERIMENTAÇÃO E TESTE DE HIPÓTESES. OS CONCEITOS QUÍMICOS EXPLORADOS FORAM OXIDAÇÃO DE ALIMENTOS, VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS E FUNÇÕES ORGÂNICAS. ESTA PESQUISA É DE NATUREZA APLICADA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPERIMENTAL E REALIZADA POR MEIO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. FOI DESENVOLVIDA POR ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA), CAMPUS DE VITÓRIA DA CONQUISTA, NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE QUÍMICA II E APLICADA DURANTE A ATUAÇÃO COMO BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), EM UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. COM BASE NOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL INFERIR QUE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PODE SER UMA EXCELENTE FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA, DESDE QUE SEJA BEM ARTICULADA PELO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS ESTUDANTES ENVOLVIDOS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DURANTE TODAS AS ETAPAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, E AO FINAL, FORAM CAPAZES NÃO APENAS DE SOLUCIONAREM O PROBLEMA PROPOSTO INICIALMENTE, MAS TAMBÉM DE RELACIONAREM OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS A OUTRAS SITUAÇÕES SIMILARES. OS RESULTADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE.