O ESTUDO BUSCA DE MODO GERAL DESCREVER O PROCESSO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ENFATIZANDO AS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE PROFESSORES E NÃO APENAS AS DIFICULDADES. OS OBJETIVOS
ESPECÍFICOS INTENTARAM ENTENDER COMO É A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR NAS ESCOLAS DA EJA,
COMPREENDER COMO OS PROFESSORES TRABALHAM NAS SALAS DE AULA DA EJA E QUAIS OS MÉTODOS QUE
USAM PARA OBTER RESULTADOS E EXPERIÊNCIAS EXITOSAS, IDENTIFICAR AS POSSIBILIDADES TEÓRICOPEDAGÓGICAS DO ENSINO DA EJA NO CENÁRIO BRASILEIRO. A METODOLOGIA USADA FOI A PESQUISA
BIBLIOGRÁFICA COM BASE NA ABORDAGEM QUALITATIVA. O ESTUDO JUSTIFICA-SE POR PROMOVER UM OLHAR
DESCRITIVO DA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DA EJA NO TOCANTE A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, NA
PERSPECTIVA DE CONTRIBUIR COM O ENTENDIMENTO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DOS
DESAFIOS DOCENTES. MAS DO QUE ISSO, PRETENDE-SE MOSTRAR AS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES E ALUNOS
QUE SUPERAM O PESSIMISMO DA SOCIEDADE EM RELAÇÃO A ESSA MODALIDADE QUE É TÃO RELEVANTE PARA
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. AS EXPERIÊNCIAS E PROGRESSO ESCOLAR PODEM CONTRIBUIR COM A MELHORIA DA
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO PAÍS, POR ISSO, ENTENDER AS CONQUISTAS E NÃO SOMENTE OS PROBLEMAS,
PODE SER UMA MANEIRA DE PENSAR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, DE ENSINO/APRENDIZAGEM E
CRIAR POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS QUE INCENTIVE O BOM DESENVOLVIMENTO DA EJA NO PAÍS.