Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: EJA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO., EXPERIÊNCIAS EXITOSAS, Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ESTUDO BUSCA DE MODO GERAL DESCREVER O PROCESSO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENFATIZANDO AS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE PROFESSORES E NÃO APENAS AS DIFICULDADES. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS INTENTARAM ENTENDER COMO É A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR NAS ESCOLAS DA EJA, COMPREENDER COMO OS PROFESSORES TRABALHAM NAS SALAS DE AULA DA EJA E QUAIS OS MÉTODOS QUE USAM PARA OBTER RESULTADOS E EXPERIÊNCIAS EXITOSAS, IDENTIFICAR AS POSSIBILIDADES TEÓRICOPEDAGÓGICAS DO ENSINO DA EJA NO CENÁRIO BRASILEIRO. A METODOLOGIA USADA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM BASE NA ABORDAGEM QUALITATIVA. O ESTUDO JUSTIFICA-SE POR PROMOVER UM OLHAR DESCRITIVO DA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DA EJA NO TOCANTE A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, NA PERSPECTIVA DE CONTRIBUIR COM O ENTENDIMENTO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DOS DESAFIOS DOCENTES. MAS DO QUE ISSO, PRETENDE-SE MOSTRAR AS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES E ALUNOS QUE SUPERAM O PESSIMISMO DA SOCIEDADE EM RELAÇÃO A ESSA MODALIDADE QUE É TÃO RELEVANTE PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. AS EXPERIÊNCIAS E PROGRESSO ESCOLAR PODEM CONTRIBUIR COM A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO PAÍS, POR ISSO, ENTENDER AS CONQUISTAS E NÃO SOMENTE OS PROBLEMAS, PODE SER UMA MANEIRA DE PENSAR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, DE ENSINO/APRENDIZAGEM E CRIAR POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS QUE INCENTIVE O BOM DESENVOLVIMENTO DA EJA NO PAÍS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.