O PRESENTE ESTUDO TEMATIZOU A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS A ADOLESCENTES. E OBJETIVOU DISCUTIR O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES E A PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA NA REDE DE ENFRENTAMENTO COMO INSTITUIÇÃO FORMADORA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. ENTENDE-SE QUE A ESCOLA É O ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA DESENVOLVER A TEMÁTICA DA VIOLÊNCIA SEXUAL, COM AÇÕES E ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS ENVOLVENDO TODOS QUE FAZEM PARTE DA ESCOLA. MAS, PARA ISSO É NECESSÁRIO O APOIO ECONÔMICO, POLÍTICO E LOGÍSTICO POR PARTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA QUE SE FAÇA UM TRABALHO EFICAZ NA REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. POIS, A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NA CONDIÇÃO DE MANTENEDORA DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO, PODE SER ARTICULADORA DE ESTRATÉGIAS E AÇÕES EDUCATIVAS NAS ESFERAS INTERSETORIAIS E PODE VIABILIZAR INTERVENÇÃO TÉCNICA, POLÍTICA E FINANCEIRA NA EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA FOI O PRINCIPAL INSTRUMENTO DE PESQUISA, POIS BUSCAMOS NAS LITERATURAS ESPECIALIZADAS SUPORTE TEÓRICO PARA A ESTRUTURAÇÃO DA METODOLOGIA. CONCLUI-SE, QUE É POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO COLETIVO COM TODOS QUE FAZEM PARTE DA EDUCAÇÃO, POIS A REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES É UM FORTE ELEMENTO CONTRA O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA SEXUAL, PORÉM, NECESSITA DO COMPROMISSO DE TODOS OS ENVOLVIDOS, ALÉM DISSO A PREVALÊNCIA DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO COM A CAUSA DO ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL.