Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA DE SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR PARA OS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO., METODOLOGIAS ATIVAS., SALA DE AULA INVERTIDA., , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69666
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2284
    "inscrito_id" => 6166
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR PARA OS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ENSINO REMOTO, POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR II EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS MATA NORTE DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. A METODOLOGIA ATIVA DE SALA DE AULA INVERTIDA TEM COM PROPOSTA QUE OS CONTEÚDOS E INSTRUÇÕES DEVEM SER APRESENTADOS AOS ESTUDANTES DE FORMA ONLINE E DEVEM SER ESTUDADOS ANTES DOS ENCONTROS SÍNCRONOS. DESTA FORMA, A SALA DE AULA VIRTUAL, NESTES ENCONTROS SE TORNA UM ESPAÇO PARA INTERAÇÃO, DISCUSSÕES E APRESENTAÇÃO DE POSSÍVEIS DÚVIDAS E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES. ESTE TRABALHO JUSTIFICA-SE DEVIDO AO MOMENTO ATUAL QUE O SISTEMA EDUCACIONAL ESTÁ VIVENCIANDO DEVIDO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19). ASSIM SURGE O NOVO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, O QUAL É TOTALMENTE DIFERENTE DA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA, OU EAD. ESTE NOVO FORMATO DE ENSINO TORNOU-SE A PRINCIPAL FORMA DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS CONTINUAREM A DESEMPENHAR SEU PAPEL.  NESTE CONTEXTO, NÃO PODEMOS DEIXAR DE MENCIONAR OS DESAFIOS E OS INÚMEROS PROBLEMAS VIVENCIADOS POR GESTORES, PROFESSORES, ALUNOS E FAMILIARES, POIS TAL REALIDADE NÃO ESTAVA PREVISTA PRA FAZER PARTE DOS SEUS COTIDIANOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO., METODOLOGIAS ATIVAS., SALA DE AULA INVERTIDA., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6166_30092020160209.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMIRIS ANDRESSA FERREIRA MIMOSO"
    "autor_nome_curto" => "THAMIRIS ANDRESSA"
    "autor_email" => "thamiris.andressa@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => "5f890bbcf18bf_15102020_235556.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69666
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2284
    "inscrito_id" => 6166
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR PARA OS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ENSINO REMOTO, POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR II EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS MATA NORTE DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. A METODOLOGIA ATIVA DE SALA DE AULA INVERTIDA TEM COM PROPOSTA QUE OS CONTEÚDOS E INSTRUÇÕES DEVEM SER APRESENTADOS AOS ESTUDANTES DE FORMA ONLINE E DEVEM SER ESTUDADOS ANTES DOS ENCONTROS SÍNCRONOS. DESTA FORMA, A SALA DE AULA VIRTUAL, NESTES ENCONTROS SE TORNA UM ESPAÇO PARA INTERAÇÃO, DISCUSSÕES E APRESENTAÇÃO DE POSSÍVEIS DÚVIDAS E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES. ESTE TRABALHO JUSTIFICA-SE DEVIDO AO MOMENTO ATUAL QUE O SISTEMA EDUCACIONAL ESTÁ VIVENCIANDO DEVIDO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19). ASSIM SURGE O NOVO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, O QUAL É TOTALMENTE DIFERENTE DA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA, OU EAD. ESTE NOVO FORMATO DE ENSINO TORNOU-SE A PRINCIPAL FORMA DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS CONTINUAREM A DESEMPENHAR SEU PAPEL.  NESTE CONTEXTO, NÃO PODEMOS DEIXAR DE MENCIONAR OS DESAFIOS E OS INÚMEROS PROBLEMAS VIVENCIADOS POR GESTORES, PROFESSORES, ALUNOS E FAMILIARES, POIS TAL REALIDADE NÃO ESTAVA PREVISTA PRA FAZER PARTE DOS SEUS COTIDIANOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO., METODOLOGIAS ATIVAS., SALA DE AULA INVERTIDA., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6166_30092020160209.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMIRIS ANDRESSA FERREIRA MIMOSO"
    "autor_nome_curto" => "THAMIRIS ANDRESSA"
    "autor_email" => "thamiris.andressa@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => "5f890bbcf18bf_15102020_235556.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ENSINO REMOTO, POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR II EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS MATA NORTE DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. A METODOLOGIA ATIVA DE SALA DE AULA INVERTIDA TEM COM PROPOSTA QUE OS CONTEÚDOS E INSTRUÇÕES DEVEM SER APRESENTADOS AOS ESTUDANTES DE FORMA ONLINE E DEVEM SER ESTUDADOS ANTES DOS ENCONTROS SÍNCRONOS. DESTA FORMA, A SALA DE AULA VIRTUAL, NESTES ENCONTROS SE TORNA UM ESPAÇO PARA INTERAÇÃO, DISCUSSÕES E APRESENTAÇÃO DE POSSÍVEIS DÚVIDAS E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES. ESTE TRABALHO JUSTIFICA-SE DEVIDO AO MOMENTO ATUAL QUE O SISTEMA EDUCACIONAL ESTÁ VIVENCIANDO DEVIDO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19). ASSIM SURGE O NOVO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, O QUAL É TOTALMENTE DIFERENTE DA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA, OU EAD. ESTE NOVO FORMATO DE ENSINO TORNOU-SE A PRINCIPAL FORMA DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS CONTINUAREM A DESEMPENHAR SEU PAPEL. NESTE CONTEXTO, NÃO PODEMOS DEIXAR DE MENCIONAR OS DESAFIOS E OS INÚMEROS PROBLEMAS VIVENCIADOS POR GESTORES, PROFESSORES, ALUNOS E FAMILIARES, POIS TAL REALIDADE NÃO ESTAVA PREVISTA PRA FAZER PARTE DOS SEUS COTIDIANOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.