ESTE ARTIGO SURGE A PARTIR DA PESQUISA EM ANDAMENTO VOLTADA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS) NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE-BA. TRAZ COMO APORTE METODOLÓGICO CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA - AÇÃO, COM OBJETIVOS DESCRITIVOS E EXPLORATÓRIOS, REPRESENTANDO A NATUREZA BÁSICA DE PESQUISA COM ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA. OBJETIVA PRINCIPALMENTE PROMOVER MOMENTOS DE REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR, REPENSANDO OS SABERES, FAZERES E DIZERES NA EJA, COM VISTAS A (RE)SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. A BASE TEÓRICA QUE SUSTENTA OS ESCRITOS DESTE TRABALHO É FORMADA PELAS OBRAS DE ARROYO (2006, 2011), ANTUNES (2002), COSTA (2017), FREIRE (2011), GATTI (2011) E PEREIRA (2019). ESPERA-SE COM O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA PROPICIAR A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES.