OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS TÊM PROPORCIONADO ÀS GERAÇÕES HODIERNAS UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NOS MODOS DE VIDA, TRABALHO E APRENDIZAGEM TENDO EM VISTA QUE A TECNOLOGIA TAMBÉM EXERCE INFLUÊNCIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL. NESTA PERSPECTIVA, AS CHAMADAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS DESPONTAM COMO IMPORTANTES RECURSOS FACILITADORES E INOVADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA SENDO, NA ATUALIDADE, AINDA MAIS EXPLORADAS NA ESCOLA. DIANTE DISSO, A PESQUISA AQUI APRESENTADA OBJETIVA ANALISAR O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS INOVADORES PARA O ENSINO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. COM EFEITO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE TEVE COMO EMBASAMENTO TEÓRICO OS ESTUDOS DE PESQUISADORES COMO: ALMEIDA (2002), ANJOS, COUTO E OLIVEIRA (2011), OLIVEIRA, MOURA E SOUSA (2015). FREITAS E ALMEIDA (2012), DENTRE OUTROS. CONSTATOU-SE QUE AS A UTILIZAÇÃO DAS TICS EM SALA DE AULA FAVORECE SIGNIFICATIVAMENTE A APRENDIZAGEM TRAZENDO DINAMICIDADE PARA AS AULAS VOLTADAS À LEITURA. VERIFICOU-SE QUE AS CRIANÇAS E OS JOVENS DA ATUALIDADE DENOTAM HABILIDADE E INTERESSE POR FERRAMENTAS COMO CELULARES E COMPUTADORES E ISSO PODE SER APROVEITADO PELO EDUCADOR PARA A LEITURA DE TEXTOS, SEMPRE ADEQUANDO OS CONTEÚDOS AO CURRÍCULO E NECESSIDADES DOS ALUNOS. CONTUDO, PARA QUE O EDUCADOR SAIBA APROVEITAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DE FORMA BENÉFICA É PRECISO QUE ELE OS DOMINE, CONHECENDO AS SUAS ESPECIFICIDADES E INVISTA, TAMBÉM, EM FORMAÇÕES CONTINUADAS QUE O ATUALIZEM E PREPAREM-NO ADEQUADAMENTE PARA ESTE TRABALHO. O ESTUDO REVELOU, AINDA, QUE MUITOS EDUCADORES AINDA SE MANTÊM RESISTENTES A USAR ESSES RECURSOS EM SALA DE AULA, PRIORIZANDO UM ENSINO TRADICIONALISTA. POR SUA VEZ, ALGUNS DESTES PROFISSIONAIS EVIDENCIAM EXPRESSIVA DIFICULDADE EM USAR AS TICS, FATOR QUE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E PESQUISA DO PROFESSOR PARA SABER MANUSEAR E USAR ESSES RECURSOS EM SEU TRABALHO.