DIFERENTE DA FALA A ESCRITA SEGUE CONVENÇÕES QUE NORMATIZAM O SEU USO NAS MAIS DIVERSAS LÍNGUAS, NESSE ASPECTO, O ENSINO DE LÍNGUA NA FASE DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA É UM MOMENTO EM QUE O ALUNO ACABA CONFUNDINDO A ORALIDADE COM A ESCRITA. CONSIDERANDO ESSE ASPECTO, ESTE ESTUDO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR COMO SE DÃO AS INTERFERÊNCIAS DA ORALIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DAS CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE TENENTE ANANIAS – RN. PARA ISSO, FORAM COLETADAS E ANALISADAS DOZE PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DA JÁ MENCIONADA TURMA. MEDIANTE AS ANÁLISES CONSTATAMOS QUE HÁ AS SEGUINTES INTERCORRÊNCIAS DA ORALIDADE NA ESCRITA DOS REFERIDOS ALUNOS: JUNTURA INTERVOCÁLICA; SEGUIMENTO NÃO-CONVENCIONAL; SUPRESSÃO DE CONSOANTES E TROCA DE LETRAS. PORTANTO, A ANÁLISE CONFIRMA A INTERFERÊNCIA DA ORALIDADE NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA DAS CRIANÇAS INVESTIGADAS E JULGAMOS NECESSÁRIO MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE ORTOGRAFIA PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DA LÍNGUA EM USO.