OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM SÃO MUITO RECORRENTES NO CONTEXTO ESCOLAR, POIS É NESSE AMBIENTE ONDE OS MESMOS SE MANIFESTAM, COM ISSO, ESSE ARTIGO É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, VISA PROSPECTAR CONCEITOS SOBRE A DISLEXIA, NUM RECORTE DE LITERATURAS E ARTIGOS EMBASADOS EM AUTORES E ESTUDOS RELACIONADOS À TEMÁTICA. A DISLEXIA É UM TRANSTORNO DE APRENDIZADO QUE AFETA DE 3% A 10% DAS CRIANÇAS EM FASE ESCOLAR, CHEGANDO À IDADE ADULTA COM SÉRIOS PROBLEMAS SE NÃO FOR ACOMPANHADA POR ESPECIALISTAS. ALGUMAS DIFICULDADES BÁSICAS FREQUENTEMENTE OBSERVADAS EM CRIANÇAS COM DISLEXIA: LEITURA LENTA, MONOSSILÁBICA, COM POUCA ENTONAÇÃO DE VOZ E COM TROPEÇOS NA LEITURA DE PALAVRAS LONGAS. PARA UM DIAGNÓSTICO PRECISO DE DISLEXIA É NECESSÁRIO UMA AVALIAÇÃO RIGOROSA FEITA POR EQUIPE MULTIDISCIPLINAR (FONOAUDIÓLOGO, PSICOPEDAGOGO, PSICÓLOGO E NEUROLOGISTA). CONCLUINDO, A DISLEXIA É UMA PROBLEMÁTICA QUE ESTÁ INTRINSICAMENTE LIGADA AO CONTEXTO ESCOLAR, EXIGINDO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO UM POUCO MAIS DE CONHECIMENTO PARA TRABALHAR O APRENDENTE COM O TRANSTORNO