NESTE ARTIGO APRESENTAMOS UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, FINALIZADA, A QUAL BUSCOU
ANALISAR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL (RE) NO DESENVOLVIMENTO DO
RACIOCÍNIO PROPORCIONAL. PARA TANTO, REALIZOU-SE UM ESTUDO DE CASO DIVIDO EM TRÊS ETAPAS. A
PRIMEIRA ETAPA SERÁ DISCUTIDA NO PRESENTE ARTIGO, DE CARÁTER MAIS EXPLORATÓRIO, E PROCUROU
CARACTERIZAR OS SUJEITOS QUANTO AO USO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC), ALÉM
DE ANALISAR A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE ROBÓTICA. A SEGUNDA E A TERCEIRA ETAPA MAIS ESPECÍFICA E
DETALHADA, COM USO DA RE, FORAM DISCUTIDAS EM OUTRA INSTÂNCIA. FUNDAMENTAMOS NOSSAS
DISCUSSÕES À LUZ DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER. UTILIZOU-SE QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO
DE COLETA DE DADOS. ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE,
PARAÍBA, PARTICIPARAM DA PESQUISA. NOSSOS ACHADOS APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO À
SINGULARIDADE HISTÓRICA DO SUJEITO NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM.