ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVOS GERAL E ESPEC?FICOS ENALTECER A IMPORT?NCIA DA CONTA??O DE HIST?RIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCA??O INFANTIL, DISCUTIR SUAS CONTRIBUI??ES PARA A FORMA??O DO FUTURO LEITOR E PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NA CRIAN?A. O ATO DE CONTAR HIST?RIAS NAS ESCOLAS N?O ? ATUAL, CONTUDO, NOS DIAS DE HOJE ESTA PR?TICA FOI RESSIGNIFICADA E PASSOU A SER UTILIZADA POR PROFESSORES COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO. A LEITURA ESTIMULA A CRIATIVIDADE E A IMAGINA??O, E, QUANDO CONTADA LUDICAMENTE, ESTIMULA TAMB?M O INTERESSE DOS PEQUENOS EM LER. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO UTILIZOU-SE DE PESQUISA EXPLORAT?RIA BIBLIOGR?FICA, ANALISANDO TEXTOS QUE ABORDAM A TEM?TICA DA CONTA??O DE HIST?RIAS NA EDUCA??O INFANTIL, A FIM DE COMPREENDER SUA CONTRIBUI??O PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIAN?AS. DIANTE DISTO, A CONTA??O DE HIST?RIAS PODE SER UMA RICA ESTRAT?GIA DE ENSINO, UMA VEZ QUE PODE CONTRIBUIR NA CONSTRU??O DE NOVOS LEITORES, TRABALHAR COM DIVERSAS TEM?TICAS EM SALA DE AULA DE MANEIRA L?DICA E AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICA??O ORAL ENTRE AS CRIAN?AS. POR FIM, O PROFESSOR/CONTADOR DE HIST?RIAS DEVE BUSCAR RECURSOS QUE SEJAM DE INTERESSE DOS OUVINTES, TER CONHECIMENTO ACERCA DA HIST?RIA A SER NARRADA E COMPREENDER QUE CONTAR HIST?RIA N?O ? UMA TAREFA SIMPLES, MAS UMA ARTE QUE REQUER CONHECIMENTO E ESTUDO PARA EFETU?-LA.