A EDUCAÇÃO “ENGESSADA” POR VEZES APRESENTA-SE COMO UMA BARREIRA PARA O
ENSINO, HAJA VISTA AS GRANDES MUDANÇAS SOCIAIS QUE PASSAMOS, O PÚBLICO ATENDIDO ANOS
ATRÁS NÃO É O MESMO. ATUALMENTE, O USO DE TECNOLOGIAS TORNOU-SE PARTE DE NOSSO HABITUS
(BOURDIEU, 2016), É INCONCEBÍVEL ACREDITAR QUE NÃO HAJA ESPAÇO PARA AS FERRAMENTAS E
INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS NAS SALAS DE AULA (SANCHO & HERNANDEZ, 2006). “EM
BOA PARTE DAS INSTITUIÇÕES FORMAIS DE ENSINO O USO DE TELEFONES CELULARES É RESTRITO, POR
UMA ESPÉCIE DE CONVENÇÃO SOCIAL” (SACCOL; SCHLEMMER & BARBOSA, 2011,
P.30) NO ENTANTO, O USO DEVERIA SER MELHOR APROVEITADO NAS SALAS DE AULA, OPORTUNIZANDO
UM MOMENTO DE APRENDIZAGEM DE FORMA INTERATIVA E FAMILIAR PELOS ESTUDANTES
(SAMPAIO & LEITE, 2010). O USO DOS CELULARES, TORNA-SE UMA OPÇÃO VIÁVEL QUANDO AS
INSTITUIÇÕES DE ENSINO NÃO DISPÕEM DE INFRAESTRUTURA ADEQUADA DE TECNOLOGIAS DA
INFORMAÇÃO. NESTE PANORAMA, ESTE TRABALHO PROPÕE UMA SEQUÊNCIA DE INSTRUÇÕES PARA O
USO EDUCATIVO DO SITE EDUCAPLAY NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.