INTRODUÇÃO: A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA VEM SOFRENDO PROFUNDAS MUDANÇAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. ESTAS MUDANÇAS VÊM OCORRENDO NO SENTIDO DE AMPLIAR PROGRESSIVAMENTE AS ALTERNATIVAS EDUCATIVAS E TERAPÊUTICAS COMO TAMBÉM AS OPORTUNIDADES DE PARTICIPAÇÃO NAS DIFERENTES ATIVIDADES DA SOCIEDADE. UMA VEZ QUE O RECURSO DIDÁTICO É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, LOGO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS INCLUSIVOS APLICADOS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UMA REVISÃO DA LITERATURA DO TIPO NARRATIVA. NA BASE DE DADOS GOOGLE ACADÊMICO, FORAM PESQUISADOS ARTIGOS UTILIZANDO OS SEGUINTES DESCRITORES: DEFICIÊNCIA VISUAL, RECURSOS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS E ENSINO DE BIOLOGIA. REFERENCIAL TEÓRICO: A INCLUSÃO É UM PARADIGMA QUE SE APLICA AOS MAIS VARIADOS ESPAÇOS FÍSICOS E SIMBÓLICOS. HÁ CONTROVÉRSIAS QUANTO À DIFERENCIAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL, QUASE SEMPRE TOMADAS COMO SINÔNIMAS. TODOS OS ESTUDANTES DEVEM SER TOMADOS COMO FOCO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. RESULTADOS: OS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, OS QUE TEM MAIOR ABORDAGEM COM MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS SÃO: GENÉTICA (MITOSE/MEIOSE, PROCESSO DE TRADUÇÃO, ORGANELAS DAS CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS, NÚCLEO CELULAR, LEI DE MENDEL E MOLÉCULAS), REPRODUÇÃO (FECUNDAÇÃO E ÓRGÃOS REPRODUTIVOS), ASTRONOMIA (FASES DA LUA), ECOLOGIA (TEIA ALIMENTAR E ARTRÓPODES), LABORATÓRIO (KIT LABORATORIAL), BOTÂNICA (ESTRUTURAS VEGETAIS, FOTOSSÍNTESE E MEIOS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA) E CORPO HUMANO (SISTEMA RESPIRATÓRIO, NEURÔNIO, HEMÁCIA, LEUCÓCITO E ÓRGÃOS DO CORPO).