ESTE ARTIGO APRESENTA ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR E O QUANTO ESSA DISCUSSÃO SE FAZ NECESSÁRIA NO CAMPO DA FORMAÇÃO DOCENTE. O OBJETIVO FOI COMPREENDER PONTOS E CONTRAPONTOS RELACIONADOS A DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR, E A ÉTICA QUE ESTÁ NO ENTORNO DESTE NÍVEL DA EDUCAÇÃO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZAÇÃO DESSE TRABALHO CONTA COM A DESCRIÇÃO DE VÁRIAS TÉCNICAS QUE FAZEM PARTE DAS METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS NAS DISCUSSÕES GRUPAIS NA TURMA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES (PPGFPPI) DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – CAMPUS PETROLINA DO ANO DE 2019. COMO RESULTADO APONTAMOS QUE A LEITURA E DISCUSSÃO SOBRE A TEMÁTICA TRAZ UMA PERSPECTIVA DA IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DE ENSINO SUPERIOR, TENDO EM VISTA QUE HÁ UMA NECESSIDADE DE AUTOAVALIAÇÃO DA PRÁTICA, PARA QUE SEJA PROPORCIONADA UMA MODIFICAÇÃO QUE PERMITA O SURGIMENTO DE NOVOS CAMINHOS.