ESTE TRABALHO RETRATA UMA INVESTIGAÇÃO QUE EMBASARÁ UM PROJETO DE PESQUISA EM NÍVEL DE DOUTORADO, ONDE EM SEU OBJETIVO BUSCARÁ DESCOBRIR E ANALISAR A FALTA DE IDENTIFICAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ATUAM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ALUNOS FORMANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COM O ENSINAR DA MATEMÁTICA. ESTA PROPOSTA DE PESQUISA TEVE COMO ENLACE UMA VERIFICAÇÃO INICIAL, ANOS 2016 E 2017, QUE SE BASEOU EM OBSERVAÇÃO E EXPERIÊNCIA DOCENTE QUE REALÇOU NOSSA INQUIETAÇÃO E CONSTATARÁ COMO DADOS ANTECEDENTES PARA NOSSA PESQUISA PRINCIPAL. TAL ABORDAGEM SERÁ FUNDAMENTADA EM LINHAS TEÓRICAS E PRÁTICAS NUM DESENVOLVIMENTO QUE PODEMOS CLASSIFICAR COMO UMA ANÁLISE DESCRITIVA NA FORMA DE UMA PESQUISA DE OPINIÃO E DO TIPO NÃO EXPERIMENTAL. NOS RESULTADOS DA VERIFICAÇÃO INICIAL, QUE CHAMAREMOS DE PRÉVIOS, MOSTRAM QUE O DISTANCIAMENTO COM OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E A FALTA DE AFINIDADES COM A DISCIPLINA ADVÉM DO NÃO GOSTAR OU MEDO DA MATEMÁTICA EM SI, ORIUNDA DESDE AS SUAS FORMAÇÕES ANTERIORES. POR FIM, QUEREMOS DESENVOLVER ESTA PROBLEMATIZAÇÃO PARA FINS DE PESQUISA FUTURA E, COM APOIO DESTES DADOS PRÉVIOS, DESCOBRIR SE O PROFESSOR AO NÃO GOSTAR OU NÃO SE IDENTIFICAR COM O SEU FAZER DOCENTE TRÁS CONSEQüÊNCIAS DE SER UM BOM PROFISSIONAL NA ÁREA E FORMAÇÕES FUTURAS, POIS NOSSO OBJETO DE PESQUISA É PONTO FUNDAMENTAL PARA QUE O ENLACE ENTRE SEUS SABERES PRÉVIOS E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO FOMENTE NUMA CAMINHADA PARA UM ENSINAR COM DEDICAÇÃO, SENTIMENTO E AMOR.