PERANTE A PANDEMIA DO SARS COV-2 EM 2020 AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TIVERAM DE SE REINVENTAR PARA QUE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NÃO FOSSE PERDIDA, MUITO MENOS QUE A ESCOLA ESTIVESSE AUSENTE DA VIDA DOS ALUNOS EM UM MOMENTO QUE NECESSITA DE EDUCAÇÃO. DIANTE DESSE CENÁRIO, A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR INFORMAÇÕES SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DURANTE O MOMENTO PANDÊMICO DO NOVO CORONAVÍRUS, EM ESCOLAS DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ. A COLETA DE DADOS FOI FEITA POR MEIO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL ONDE É PERMITIDO UMA INTERAÇÃO MAIS ABRANGENTE E COM UMA GRANDE QUANTIDADE DE PESSOAS ATRAVÉS DA REDE DE INTERNET. O RECURSO RECORRIDO DURANTE A APLICAÇÃO FOI O GOOGLE FORMS, UMA FERRAMENTA ONLINE DE FÁCIL ACESSO E MANUSEIO QUE PERMITE INSERIR PERGUNTAS E NO DECORRER DA APLICAÇÃO É GERADO UM BANCO DE DADOS COM TODAS AS RESPOSTAS ATRAVÉS DE ESQUEMAS GRÁFICOS. A PESQUISA FOI FEITA COM 110 ALUNOS E 16 PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, DURANTE OS MESES DE JULHO E AGOSTO DE 2020. ASSIM SENDO, FOI CONSTATADO, QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PESQUISADAS VÊM DESENVOLVENDO ATIVIDADES REMOTAS, PORÉM COM ALGUMAS DIFICULDADES, TANTO DE ALUNOS, COMO DE PROFESSORES, EVIDENCIANDO UMA DESIGUALDADE SOCIAL, E CONSEQUENTEMENTE, DIGITAL.