O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO REFLETIR E DIALOGAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO TÉCNICO A PARTIR DE UM OLHAR HUMANIZADOR, OBSERVANDO COMO A POSTURA ÉTICA E RESPONSÁVEL CONTRIBUI NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO SUJEITO. O FOCO É A EDUCAÇÃO HUMANIZADORA ENTRELEÇADA PELA ÉTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE COMO APONTAM FÁVERO, CANDAU E FREIRE, NUMA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO PLURAL, ATENTA AS NECESSIDADES DO SUJEITO, A PARTIR DE UMA ÓTICA DIALÉTICA, CRÍTICA E REFLEXIVA. UTILIZAMOS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, AO INVESTIGARMOS SOBRE A ÉTICA E HUMANIZAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO, NOS CAMINHOS DA ATUAÇÃO DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO EM QUE O CURRÍCULO CONTRIBUA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ATIVOS, CRÍTICOS E ATUANTES. CONCLUÍMOS QUE, O DOCENTE QUE ATUA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HUMANIZADORA, DEVE ENTÃO, PENSAR E AGIR NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, CONSIDERANDO NÃO SÓ AS DISCIPLINAS TÉCNICAS, MAS INTERVINDO DE FORMA CRÍTICA, DESPERTANDO A CURIOSIDADE DOS ALUNOS, LEVANDO-OS A REFLETIREM, INDAGAREM E BUSCAREM MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS.