ESTE TEXTO APRESENTA O DESENVOLVIMENTO E OS RESULTADOS DE UM PROJETO DE ENSINO REALIZADO NO PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DE LICENCIATURAS (PROLICEN)/2019. TRATOU-SE DE PROBLEMATIZAR AS ESPECIFICIDADES DAS ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO (SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS) E, CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PEDAGOGO. A PROPOSTA ESTÁ ANCORADA COM AS DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS CAMPO, COM VISTAS A SUA IMPLEMENTAÇÃO COMO UM DOS DOCUMENTOS NORTEADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NESSAS ESCOLAS. DESSE MODO, BUSCA PROPORCIONAR PARA QUE OS CAMPONESES E SEUS FILHOS, ESTUDANTES E PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS III, CCHSA/UFPB, ASSIM COMO A POPULAÇÃO EM GERAL, POSSA CONHECER E VALORIZAR O MODUS VIVENDI, QUE CONFIGURA UMA CULTURA IDENTITÁRIA ESPECÍFICA DOS POVOS CAMPESINOS, SEM PERDER, CONTUDO, A UNIDADE COM OS CONHECIMENTOS MAIS GERAIS. ASSIM, OPORTUNIZA AO MESMO TEMPO EM QUE ABRE O DEBATE ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE ESCOLAR ACERCA DE SUAS PARTICIPAÇÕES NA DISCUSSÃO TÃO EM PAUTA E NECESSÁRIA QUE É A EDUCAÇÃO DO CAMPO, E BUSCA AMPLIAR O CONHECIMENTO PRODUZIDO SOBRE A TEMÁTICA. O LÓCUS DAS AÇÕES DESSE TRABALHO É A ESCOLA LINDOLFO GRILO NO MUNÍCIPIO DE BANANEIRAS - PB. A METODOLOGIA PRIORIZA O CARÁTER PEDAGÓGICO PARTICIPATIVO E DIALÓGICO, PROPORCIONANDO REFLEXÃO DAS/NAS EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM COLETIVA, INCORPORANDO ESSES SUJEITOS NO PROCESSO DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES, CRIANDO SITUAÇÕES PARA O APRENDIZADO MÚTUO E COLABORATIVO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA.