O LETRAMENTO E A RETEXTUALIZAÇÃO CONFIGURAM-SE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INDISPENSÁVEIS À PROFICIÊNCIA ESCRITORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E À COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA DO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, QUANDO OS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SE LANÇAM À PREPARAÇÃO REDACIONAL PARA O ENEM. ESTE RESUMO APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR O (RE) FAZER DO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM MINERAÇÃO DO IFPI – CAMPUS PAULISTANA, DURANTE O ANO LETIVO DE 2019, NUM VIÉS DE LETRAMENTO E RETEXTUALIZAÇÃO. A PRESENTE PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO UM ESTUDO DE CASO, DE CUNHO QUALITATIVO, A PARTIR DAS CATEGORIAS TEMÁTICAS, EXPOSTAS POR BARDIN (2011). NESSE SENTIDO, OS PRINCIPAIS RESULTADOS SINALIZARAM QUE, COM AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E RETEXTUALIZAÇÃO, OCORREU UM PROCESSO DE EVOLUÇÃO NA PRODUÇÃO DO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM MINERAÇÃO DO IFPI – CAMPUS PAULISTANA, ELEVANDO A QUALIDADE DOS NÍVEIS DE COESÃO E COERÊNCIA; INFORMATIVIDADE (PROGRESSÃO DE IDEIAS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA) E INTERTEXTUALIDADE (A HABILIDADE DE RECORRER ÀS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO), VISANDO AO FORTALECIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO. ADEMAIS, OBSERVOU-SE A ASCENDÊNCIA DA LINGUAGEM FORMAL E A MELHORIA DE ASPECTOS GRAMATICAIS, CONTRIBUINDO PARA O AUMENTO NA NOTA DA REDAÇÃO DO ENEM, CONSTATANDO, ASSIM, QUE, COM PROTAGONISMO, OS ESTUDANTES PODEM ALCANÇAR UMA QUALIDADE TEXTUAL QUE OS COLOQUE NUM PATAMAR DE COMPETÊNCIA ESCRITORA.