ESTE ARTIGO PROCURA DISCORRER SOBRE O PROCESSO PERCORRIDO PELA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL, ATRAV?S DE DADOS SOBRE O CONTINGENTE POPULACIONAL NOS ANOS ANALISADOS E FAZENDO A COMPARA??O COM O PERCENTUAL DA POPULA??O ANALFABETA NO PA?S NO MESMO ANO. UTILIZA- SE DE DADOS ESTAT?STICOS PARA EXPLICITAR A POPULA??O CARCER?RIA QUE ATENDE AOS REQUISITOS PARA O ENSINO DA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS, SINALIZANDO TAMB?M QUAL SERIA O PERFIL DESSA POPULA??O EM PRIVA??O DE LIBERDADE QUE A EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS PRECISA ATINGIR. BUSCANDO ANALISAR AS LEIS QUE ARTICULAM O ENSINO DA EJA, DANDO A ELA A LEGALIDADE DE EXECU??O E ANALISAR OS PLANOS E METAS, PARA QUE O BRASIL CONSIGA UM AUMENTO DA ESCOLARIZA??O DA SUA POPULA??O, ATRELADO AO DESENVOLVIMENTO HUMANO E REDUZINDO ASSIM O CONTINGENTE POPULACIONAL ?S MARGENS DA SOCIEDADE.