COM A PANDEMIA DO COVID 19 OCORRERAM VÁRIAS MUDANÇAS NO COTIDIANO DAS PESSOAS EM TODO O MUNDO, ESSAS MUDANÇAS ACONTECERAM NOS MAIS DIVERSOS SETORES DA ECONOMIA INCLUSIVE, NA EDUCAÇÃO. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, MAIS ESPECIFICAMENTE A MIGRAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO EM UM CONTEXTO EMERGENCIAL BEM COMO A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PARTE DOS PROFESSORES. PARA TANTO FOI REALIZADO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA TENDO COMO BASE OS TEMAS SOBRE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL ABORDANDO O CONTEXTO HISTÓRICO SOBRE O ENSINO SUPERIOR, O ENSINO A DISTÂNCIA E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS APLICADAS À MIGRAÇÃO EMERGENCIAL DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO, BEM COMO A PREDISPOSIÇÃO DO PROFESSOR PARA AGIR NESSE NOVO CONTEXTO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE, NÃO HOUVE TEMPO HÁBIL PARA QUE OS MESMOS OBTIVESSEM A FORMAÇÃO NECESSÁRIA PARA A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS QUE PASSARAM A SER UTILIZADAS.