ESTE ARTIGO BUSCOU EXPOR OS RESULTADOS DA PESQUISA DESENVOLVIDA NO PERÍODO DE JUNHO A AGOSTO DE 2020. O ESTUDO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO APRESENTAR UMA PERCEPÇÃO GERAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA BEM COMO SEUS ASPECTOS E IMPACTOS NA VIDA DOS ESTUDANTES. A PESQUISA POSSUI CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO, TENDO COMO BASE, LEITURAS E ESTUDO DE CAMPO MEDIANTE A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. INICIALMENTE, FOI REALIZADO UM PANORAMA DESTACANDO A TRAJETÓRIA DA DISCIPLINA NAS SALAS DE AULA BRASILEIRAS E A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NO ENSINO MÉDIO. EM SEGUIDA, REALIZOU-SE A COLETA DE DADOS COM OS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SÃO JOÃO DOS PATOS/MA. COM A ANÁLISE DAS RESPOSTAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER A CONSTRUÇÃO DE UMA VISÃO POSITIVA ACERCA DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA, SENDO CONSIDERADA INSTRUMENTO DE AUTOCONHECIMENTO, ELUCIDAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA REFLEXÃO CRÍTICA NOS JOVENS. AO FINAL DA PESQUISA, FOI SUGERIDO ESTRATÉGIAS PARA QUE ESSA CONCEPÇÃO CONTINUE A SER DIFUNDIDA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, DE MANEIRA QUE POSSA SER FORMADA UMA SOCIEDADE CRÍTICA, REFLEXIVA E PENSANTE.