O OBJETIVO DESTE ESTUDO É O DE INVESTIGAR COMO SE DÁ A RELAÇÃO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO PRINCÍPIOS EDUCATIVOS NA SUA CAPACIDADE DE POTENCIALIZAR A INSTRUÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO. PARA TANTO, DESENVOLVE-SE UM ESTUDO DO TIPO BIBLIOGRÁFICO, POR MEIO DA ABORDAGEM QUALITATIVA. POR REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E A EDUCAÇÃO INTEGRAL, LANÇA-SE MÃO DOS ESTUDOS DE FRIGOTTO (2012), FRIGOTTO E CIAVATTA (2012), GRAMSCI (1982), SOUSA JÚNIOR (1999), MANACORDA (2018; 2019) E SAVIANI (2003; 2007). SOBRE O CONCEITO DE INSTRUÇÃO ESCOLAR COMO UNIDADE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, APORTA-SE EM VIGOTSKI (2009), PRESTES (2010; 2018) E LIBÂNEO (2012). NOTA-SE QUE ABORDAR OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E CULTURAIS PELA INSTRUÇÃO QUE TEM O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO É UMA NECESSIDADE, QUE PRESUME A EDUCAÇÃO INTEGRAL, POIS O SUJEITO É UM SER COMPLEXO E INDIVISÍVEL. SALIENTA-SE, AINDA, QUE O MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA TEM SIDO A PRINCIPAL BARREIRA PARA AS TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS NO ÂMBITO ESCOLAR, DE MODO QUE SOMENTE COM SUA SUPERAÇÃO E, POR CONSEGUINTE, DA ATUAL DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO É QUE A ESCOLA PODERÁ EFETIVAR OUTRO MODELO DE EDUCAÇÃO PARA ALÉM DOS PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIAL, SUBJUGAÇÃO, ALIENAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO DO TRABALHO E DO SER HUMANO. CONTUDO, COMO AS BASES DE UMA NOVA FORMAÇÃO SOCIAL SE CONSTROEM NO MODO DE PRODUÇÃO PRECEDENTE, É MISTER QUE O TRABALHO EDUCATIVO SE PAUTE EM APRESENTAR E CONSOLIDAR NOVOS FUNDAMENTOS, QUE AVANCEM NA CONSTRUÇÃO DE UMA OMNILATERALIDADE POSSÍVEL NO MOMENTO.