O PRESENTE ARTIGO É O RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE PROCURA REFLETIR SOBRE QUESTÃO DA ALFABETIZAÇÃO E DO ALFABETISMO NO BRASIL ATUAL, RESSALTANDO ASPECTOS QUE MOSTRAM O POSICIONAMENTO DO ESTADO, DA SOCIEDADE E DA ESCOLA PÚBLICA FRENTE À PROBLEMÁTICA DO BAIXO NÍVEL DE ALFABETISMO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESAFIO DE INSTITUIR POLÍTICAS EDUCACIONAIS MAIS EFICIENTES E INCLUSIVAS QUE SEJAM CAPAZES DE PROMOVER A EQUIDADE DE OPORTUNIDADES EDUCATIVAS E SOCIAIS NO PAIS. ASSIM SENDO, ESSE ARTIGO, VALENDO-SE DE DIFERENTES MATERIAIS TEÓRICOS E DA ANÁLISE DOCUMENTAL MINUCIOSA, PROPÕE AVERIGUAR E AVALIAR COMO VEM SENDO ENTENDIDA, TRATADA E CONDUZIDA A QUESTÃO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NO PAÍS, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, AFIM DE SINALIZAR SE AS AÇÕES POLÍTICO E EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NESSA DIREÇÃO ESTARIAM, OU NÃO, CONSEGUIDO PROMOVER A EQUIDADE DE OPORTUNIDADES EDUCATIVAS E GARANTIR A TRANSFORMAÇÃO POSITIVA DESSA REALIDADE.