Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A QUESTÃO DA ALFABETIZAÇÃO E DO ALFABETISMO NO BRASIL ATUAL: CONCEITO, AVALIAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ALFABETIZAÇÃO, ALFABETISMO, EDUCAÇÃO PÚBLICA., Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO É O RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE PROCURA REFLETIR SOBRE QUESTÃO DA ALFABETIZAÇÃO E DO ALFABETISMO NO BRASIL ATUAL, RESSALTANDO ASPECTOS QUE MOSTRAM O POSICIONAMENTO DO ESTADO, DA SOCIEDADE E DA ESCOLA PÚBLICA FRENTE À PROBLEMÁTICA DO BAIXO NÍVEL DE ALFABETISMO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESAFIO DE INSTITUIR POLÍTICAS EDUCACIONAIS MAIS EFICIENTES E INCLUSIVAS QUE SEJAM CAPAZES DE PROMOVER A EQUIDADE DE OPORTUNIDADES EDUCATIVAS E SOCIAIS NO PAIS. ASSIM SENDO, ESSE ARTIGO, VALENDO-SE DE DIFERENTES MATERIAIS TEÓRICOS E DA ANÁLISE DOCUMENTAL MINUCIOSA, PROPÕE AVERIGUAR E AVALIAR COMO VEM SENDO ENTENDIDA, TRATADA E CONDUZIDA A QUESTÃO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NO PAÍS, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, AFIM DE SINALIZAR SE AS AÇÕES POLÍTICO E EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NESSA DIREÇÃO ESTARIAM, OU NÃO, CONSEGUIDO PROMOVER A EQUIDADE DE OPORTUNIDADES EDUCATIVAS E GARANTIR A TRANSFORMAÇÃO POSITIVA DESSA REALIDADE.

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